Alguma vez você já teve curiosidade para saber qual é a origem do seu sobrenome? O site FamilySearch pode acabar com parte dessa dúvida. A página viralizou nas redes sociais por fornecer as principais origens dos sobrenomes brasileiros.
Para descobrir a origem do sobrenome e de onde vieram seus parentes mais distantes, basta inseri-lo no campo de pesquisa do site FamilySearch. A pesquisa é rápida, não exige mais informações e é totalmente gratuita, fornecendo números precisos da frequência que seu nome apareceu em outros países de todos os lugares do mundo.
Além disso, no mesmo site é possível fazer uma pesquisa aprofundada sobre algum antepassado específico. Logo abaixo do resultado da pesquisa simples de sobrenome, o site oferece a pesquisa por indivíduos. Neste caso, o FamilySearch precisa de mais dados — como nome, nome do meio, local de nascimento, ano do nascimento, ano da morte e local onde faleceu.
As informações apresentadas pelo site partem de um extenso banco de dados alimentado por voluntários do FamilySearch. O usuário que se sentir a vontade para compartilhar as informações pessoais da sua árvore genealógica pode clicar no campo “Seja um Voluntário”, no final de cada página, para indexar Registros Históricos familiares ou atuar como Missionário de História da Família, levando informações do site para mais pessoas.
Além disso, é possível fazer doações ao site para ajudar a mantê-lo online e por ainda mais tempo. O site oferece uma alternativa para colaboração de programadores, onde podem auxiliar no desenvolvimento do site e no banco de dados (localizado na seção “Faça doações para o FamilySearch”, em “Doe habilidades de programação”).
O FamilySearch é uma organização internacional sem fins lucrativos, cujo único objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem a origem de sua família, sobrenome e parentes distantes. A iniciativa é parte da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e contam com parceiros que atuam na mesma área.
Fontes
Categorias