Nesta quinta-feira (15), a Google lançou o “Hum-to search”, um aprimoramento para o reconhecimento musical que passa a identificar faixas a partir do cantarolar, canto ou assobio. A ferramenta é a solução perfeita para encontrar aquela melodia que fica presa na memória, mas que não remete a nenhuma letra ou autoria.
Por meio do novo botão “Pesquisar uma música” do app Google, ou da pergunta “Qual é a música?” para o Google Assistente, o usuário pode encontrar informações detalhadas do som cantarolado, cantado ou assobiado — com nome, autor e letra. A ferramenta exige uma palinha de 15 segundos para apresentar resultados possíveis, graças aos avanços em inteligência artificial da Google.
Para isso ser possível, a empresa aprimorou seu modelo de aprendizado de máquina para “transformar áudio em sequências numéricas que representam melodias” para então compará-las com faixas já existentes. A pesquisa retorna possíveis resultados e o usuário é responsável pela checagem final para encontrar a música pesquisada.
A Google afirma que a ferramenta é capaz de identificar músicas até mesmo a partir de cantos desajeitados e assovios falhos. Isso se dá pela forma que a inteligência artificial é treinada, já que recebeu variados exemplos de origens sonoras, incluindo o cantar de humanos, assovios, cantarolar e gravações de estúdio. Da mesma forma, o algoritmo é capaz de identificar outros detalhes da composição, como instrumentos, tons e timbre da voz.
A ferramenta foi adicionada ao app Google e Google Assistente — para Android e iOS — por meio de uma atualização e já está disponível para o Brasil. Após ligeira inspeção, o recurso apresenta bom funcionamento e, eventualmente, retorna opções únicas e totalmente precisas com a música cantada, sem exigir um inglês afiado para as faixas estrangeiras ou tom perfeito para os hits nacionais.
Para conferir, basta acessar o app Google ou perguntar “Qual é a música” para o assistente virtual. Depois disso, solte a voz ou assobio para que a inteligência artificial recolha as informações e compare com os sons do catálogo da Google. Se o som bater com algumas opções, a pesquisa apresentará os possíveis resultados com a “porcentagem de semelhança”.
Fontes
Categorias