Nesta terça-feira (06), o Google anunciou mudanças no seu conjunto de ferramentas para trabalho e produtividade do Google Cloud. A partir de agora, o antigo G Suite passa a se chamar Google Workspace.
O espaço reúne os serviços da nuvem do Google – como chat, e-mail, videochamadas, tarefas e documentos – em um mesmo local, facilitando a integração e comunicação entre os colaboradores das empresas assinantes do Workspace.
Todos os planos estão disponíveis a partir de hoje e incluem serviços como Gmail, Drive, Meet, Agenda, Chat, Documentos, Planilhas, Apresentações, Keep, Sites, Forms e Currents. Os preços dos planos para empresas com até 300 licenças começam em R$ 27 por usuário e podem chegar a até R$ 81 por usuário, caso seja necessário recursos adicionais de segurança.
De acordo com o Google, em março de 2020, o G Suite ultrapassou a marca de 6 milhões de empresas pagantes mensais.
Mudança visual e na experiência do usuário
Com a novidade, usuários passarão a ver novos ícones com as quatro cores do Google no Gmail, Drive, Agenda, Meet e produtos Editor.
Além disso, Documentos, Planilhas e Apresentações ganham novos recursos como visualizações prévias de links, marcações inteligentes e o "picture-in-picture", que já chegou ao Meet em julho.
Equipes poderão criar documentos e realizar edições colaborativas em salas, ajudando a garantir que todos os integrantes saibam o que está acontecendo nos projetos.
Durante a apresentação da novidade para a imprensa, Javier Soltero, vice-presidente e diretor geral do Google Workspace, disse que a integração não foi uma resposta à covid19-, uma vez que a decisão da mudança já estava sendo pensada como a evolução dos negócios do Google em resposta aos pedidos dos clientes.
Google Workspace
Google Workspace oferece um e-mail personalizado para sua empresa e inclui ferramentas de colaboração como o Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites e muitas outras.