Na quarta-feira (18), vários sites de tecnologia fizeram publicações sobre o "ressurgimento" do Popcorn Time, que, segundo eles, ficou fora do ar há alguns anos e agora está voltando à ativa com força total. Tudo não passou de uma grande confusão baseada em informações equivocadas.
O Popcorn Time nunca "morreu"
O Popcorn Time é um serviço gratuito (que infringe direitos autorais) de streaming de filmes e séries que fez fama ao apresentar uma interface bonita, simples e organizada. Por ter o código aberto, deu margem à criação de várias cópias não oficiais, os forks.
O retorno dos que não foram
O que aconteceu nesta semana foi que um dos forks do app original publicou sobre o lançamento de uma nova versão (0.4) em seu perfil no Twitter, pegando carona no aumento do consumo de conteúdo via streaming devido à pandemia do coronavírus.
Love in the Time of Corona Version 0.4 is out ! Get copy from https://t.co/mD4R2iY7Rl
— Popcorn Time (@popcorntimetv) March 17, 2020
Com isso, vários sites trataram a nova versão do fork como se o app estivesse, enfim, voltando a funcionar depois de um longo período de inatividade, o que não é verdade.
Atualização problemática
O fork em questão é considerado o sucessor oficial do app original. Contudo, parece que a atualização mais recente não trouxe benefícios para os usuários — pelo contrário: vários deles indicaram que a versão 0.4 do Popcorn Time está extremamente pesada, chegando até a travar o PC.
No lugar de informações úteis, como o número de seeds e peers, que permite avaliar a qualidade de transferência dos arquivos, o novo app exibe anúncios de um serviço de VPN. Alguns usuários relataram que, ao instalar a última versão, perderam suas configurações e definições de favoritos, que tinham sido cuidadosamente ajustadas antes. Sem contar o fato de a nova versão ainda apresentar falhas aleatórias de software e problemas com as legendas.
Se você ficou sabendo da atualização do Popcorn Time, mas não tem nenhum problema com a versão antiga, a recomendação é não alterá-la.