O influenciador digital canadense James Potok atrasou a viagem de 243 passageiros ao anunciar que tinha acabado de voltar da província de Wuhan, na China. O youtuber alegou não estar se sentindo bem durante o voo, sugerindo ter sido contaminado pelo Novo Coronavírus.
O susto aconteceu no voo 2702 desta segunda-feira (03). A viagem com destino a Montego Bay, Jamaica, atrasou em horas assim que Potok fez o anúncio: “Posso ter a atenção de todos, por favor? Acabei de voltar da província de Wuhan, epicentro do Coronavírus... e não estou me sentindo muito bem. Obrigado.”.
Assim que chegaram ao Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, a equipe de bordo seguiu protocolos de segurança e tratou Potok como “passageiro indisciplinado”, posteriormente entregando-o as autoridades do aeroporto. Diferente do planejado, a tripulação ficou enfurecida com o anúncio do influenciador e logo descobriram a farsa.
Alguns passageiros indignados foram para as redes sociais mostrar sua indignação com o ocorrido. “Voo da WestJet para a Jamaica fez meia volta quando um homem de 29 anos anunciou que tinha o Coronavírus. Parece ser uma pegadinha... 250 passageiros ficaram presos em Toronto, assim como outros 250 em Montego Bay, na Jamaica.”, disse um deles no Twitter.
WestJet flight to Jamaica was turned around halfway there when a 29 year old man announced that he had the Corona Virus ... It appears to be a prank ...250 passengers were standed in Toronto as well as others in Montego Bay , Jamaica pic.twitter.com/obscZav4FJ
— Gerald Frank (@drgeraldfg) February 4, 2020
‘Eu sou artista’
Em entrevista para a Global News, James Potok revela que seu único objetivo era fazer um “vídeo viral”. Em outra ocasião, Polok — que se diz “artista” — fez outra declaração em outro voo para a Jamaica, mas com um conteúdo menos alarmante: “Posso ter sua atenção? Posso ter sua atenção? [...] O novo álbum do Lil Wayne acabou de sair, garantam já o seu!”.
James Polok vem da província de Ontário e faz vídeos de música para seus 34 mil seguidores no Instagram — que agora é um perfil privado. Ele é conhecido no YouTube pelo canal Potok Philippe com 715 inscritos e conta com 11 mil ouvintes mensais no Spotify. Durante a entrevista, o influenciador se definiu como "artista" várias vezes.
Polok não é o primeiro influenciador digital que tentou usar o Coronavírus para se promover na internet. Vários influenciadores estão utilizando a doença para vender looks com máscara, posando em casal com máscaras e publicando tutoriais de maquiagem.
O novo Coronavírus já infectou mais de 24 mil pessoas, a maioria em território Chinês e já registrou 494 mortes no país. Apesar de ainda não ter casos confirmados no Brasil, o Coronavírus já é uma “emergência de saúde pública internacional” segundo a Organização Mundial da Saúde.
Fontes