O Smart Compose, que usa inteligência artificial para sugerir palavras e completar frases no Gmail, vai ser testado em breve como um recurso do Google Docs – em um primeiro momento, estará disponível apenas em inglês. Além disso, somente administradores de domínio poderão se inscrever na versão beta. A novidade foi anunciada pelo CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, no evento Google Cloud Next, que acontece nos dias 20 e 21 de novembro em Londres.
Se no serviço de emails a inteligência artificial estuda e incorpora o que você escreveu anteriormente nas mensagens, no Google Docs ela terá que expandir o aprendizado para um universo que engloba desde trabalhos escolares a rascunhos de romances, de cartas a contratos comerciais – muita coisa, textos que são cópias e não de autoria do usuário.
Respostas inteligentes para emails
O Smart Compose baseia-se no Smart Reply, um serviço de resposta com inteligência artificial também do Gmail, mas voltado para usuários de smartphones. O recurso sugere respostas curtas (e não palavras e complemento de frases) baseado nas mensagens enviadas anteriormente.
O recurso foi apresentado na conferência de desenvolvedores Google I/O 2018 e, posteriormente, disponibilizado primeiro para contas de uso pessoal e, depois, para usuários corporativos do G Suite. Segundo o Google, o Smart Compose economiza a ponta do dedo dos usuários mundo afora evitando que escrevam dois bilhões de caracteres toda semana.
Por enquanto, não existe previsão de quando o Smart Compose estará disponível em outros idiomas ou se será expandido para as demais soluções do G Suite, além do Google Docs.
Categorias