O podcast é uma das mídias que tem mais crescido nos últimos anos e um levantamento feito pela plataforma Deezer mostra isso em números. Para celebrar o Dia do Podcast no Brasil, que acontece nesta segunda-feira (21), a empresa revelou uma pesquisa indicando que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no país durante este ano.
O estudo foi feito com dados de serviços de streaming como Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts. A própria Deezer, que distribui programas em áudio, também usou seus dados no levantamento e viu o consumo da mídia crescer 177% em sua plataforma durante os últimos 12 meses.
A pesquisa aponta que, no geral, a adesão aos podcasts tem sido maior no Brasil do que em certos países no exterior. Na França e Alemanha, por exemplo, o formato teve um crescimento expressivo de 50% em um ano, mas ainda ficou atrás do índice registrado no Brasil.
Engajamento e oportunidade de lucro
Além de mostrar o crescimento da mídia no país, o estudo revelou que os brasileiros são bastante engajados com o formato. Dentre os ouvintes no Brasil, 25% tende a consumir mais de uma hora de programas em áudio por dia.
Graças ao poder dos podcasts de manter a atenção do público por uma grande quantidade de tempo, a mídia tem ganhado a atenção de empresas de publicidade, que investem em novas formas de anunciar dentro do serviço. Além disso, companhias de renome no mundo do streaming, como Spotify e Deezer, estão investindo no segmento por meio de programas originais.
Graças a isso, a tendência é que o setor veja seus rendimentos subirem nos próximos anos. De acordo com um levantamento da PwC, os podcasts devem movimentar uma receita publicitária de US$ 1 bilhão em 2019 globalmente, com o valor subindo 21,3% até 2023.