Parceira do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no monitoramento das queimadas no Brasil, a NASA, agência espacial norte-americana, divulgou uma das muitas imagens de satélite que mostram o caminho da pluma de fuligem e fumaça que percorre o país desde a semana passada.
Smoke from wildfires in the #AmazonRainforest spreads across several Brazilian states in this natural-color image taken by a @NASAEarth instrument on the Suomi NPP satellite. Although it is fire season in Brazil, the number of fires may be record-setting: https://t.co/NVQrffzntr pic.twitter.com/4JTcBz9C8f
— NASA (@NASA) August 21, 2019
"Fumaça dos incêndios florestais na Floresta Amazônica é vista sobre vários estados brasileiros na imagem tirada pelo satélite do @NASAEarth, o Suomi NPP. Embora seja temporada de incêndios no Brasil, o número de queimadas pode ser recorde."
Dentro da agora tradição brasileira de ensinar o padre a rezar a missa, um usuário do Twitter apareceu para questionar a agência espacial (a mesma que, atualmente, tem uma sonda acompanhando o asteroide Bennu, analisa as imagens da sonda Cassini em Júpiter e usa o Telescópio Espacial Spitzer para descobrir exoplanetas) se ela tinha entendido direitinho a imagem.
Hey, @nasa, are you sure? The image shows, predominately, the smoke over Bolivian territory.
— Leonardo Coutinho (@lcoutinho) August 22, 2019
“Ei, NASA, você tem certeza?A imagem mostra a fumaça mais em cima do território boliviano.”
Não demorou para a auto-estima do rapaz virar notícia.
— Kivus (@SCrelis) August 22, 2019
Hey, NASA, are you sure? pic.twitter.com/87ZxzQKjqL
— Funké (@rafaelzip) August 22, 2019
A audácia do cara ao perguntar pra nasa "Are you sure" pic.twitter.com/d1U9vogxvx
— Weslley (@westargaryen) August 22, 2019
Teve gente que deu sugestão de como faturar com tanta certeza:
NOVO MODELO: Camisa "Hey Nasa, are you sure?"
— Hugo ???? (@NasaAreYouSure) August 22, 2019
A venda na Renner mais próxima de você. pic.twitter.com/wTanKxmfyO
Depois de um tempo, o rapaz voltou para explicar um pouco mais sobre as imagens de satélite e o caminho que a fumaça está fazendo dentro da América do Sul.
Para quem ainda não entendeu. Claro que há queimadas no Brasil. O que diz foi chamar a atenção para uma peculiaridade na imagem da @NASA. Mostra principalmente a Bolívia, mas o vizinho é ignorado como se nada estivesse se passando por lá. Para ajudar, aqui vai um panorama geral. pic.twitter.com/xKecwsqCXZ
— Leonardo Coutinho (@lcoutinho) August 22, 2019
O Twitter ainda aguarda a agência espacial responder se ela tinha ou não certeza.
Fontes