Publicações com curas milagrosas, dietas para perder peso em poucos dias e que promovam qualquer produto ou ideia falsa em relação à saúde serão tratadas de uma nova forma pelo Facebook. A rede social anunciou que tomará medidas para reduzir o número de notícias falsas sobre saúde. Saiba mais.
A primeira é analisar se a postagem é exagerada ou deliberadamente enganosa e a segunda irá avaliar se a publicação promove um serviço ou produto com base em alegações falsas. Se categorizado dentro de algum destes quesitos, o post terá sua distribuição reduzida.
“Sabemos que as pessoas não gostam de postagens sensacionalistas ou com spam, e conteúdos de saúde enganosos são particularmente ruins para nossa comunidade", afirmou Travis Yeh, gerente de produtos do Facebook.
Luta contra fake news sobre saúde
O YouTube anunciou recentemente que também irá promover ações para desestimular informações falsas. A rede social irá cortar publicidades em canais que prometem a cura do câncer sem autoridade para falar do assunto, por exemplo.
O Facebook comunicou que irá permanecer trabalhando para minimizar o número de posts com conteúdos de baixa qualidade em sua plataforma.
Fontes