Mais um capítulo da novela que envolve a briga entre Apple e Spotify. Só para refrescar a memória: o serviço de streaming moveu uma queixa junto à Comissão Europeia, em março, acusando a Maçã de práticas desleais na App Store ao cobrar 30% sobre todos os valores negociados em seus sistema de pagamento. Como resposta, a Gigante de Cupertino já havia dito que o valor cai para 15% nos anos seguintes e esse percentual incide somente nos assinantes.
Apple diz que Spotify paga 15% sobre um valor que incide somente em 0,5% de seus assinantes
O serviço musical voltou a criticar a empresa de Tim Cook e chegou a chamá-la de monopolista, em um tom agressivo. Corta para hoje (25) e temos a Apple dando mais detalhes sobre o assunto. Segundo a companhia, atualmente o Spotify paga os 15% somente sobre 0,5% dos membros pagos, o que representa um total de 680 mil. Como a plataforma decidiu deixar o sistema de assinatura embutido na loja digital em 2016, então todas as assinaturas fechadas fora dela não entram nessa conta.
Com isso, o objetivo da Maçã é mostrar que oferece essa liberdade aos parceiros e que o Spotify não teria assim tanta razão de estar reclamando, pois estaria pagando bem menos do que acusa a Apple de cobrar.
Por enquanto, o litígio continua, assim como a bronca entre as duas companhias. Aguardamos pelos próximos episódios, que são importantes para o mercado mobile porque a decisão sobre o caso pode trazer grandes mudanças sobre os modelos de negócios em prateleiras virtuais.
Fontes