Se você tentou teve problemas ao acessar os serviços da Google no domingo (2), então foi apenas um dos milhares de usuários ao redor do mundo que enfrentou instabilidades durante 4 horas. Além do buscador, o Chrome, o YouTube, o Gmail, a Google Cloud e aparentemente todo o ecossistema da Gigante de Mountain View ficou bugado. Outras plataformas e empresas, com Apple iCloud, Snapchat e Vimeo também apresentaram problemas.
O site Down Detector, que monitor o funcionamento dos principais sites e apps em todo o mundo, confirmou que o apagão afetou usuários nos Estados Unidos, Brasil, Europa, Índia e Japão entre o meio-dia de ontem e as 20 horas. A imagem abaixo é de hoje (3), mas ainda mostra os resquícios de ontem.
Fonte: Down Detector
No Brasil, há vários relatos da baixa.
Fonte: Down Detector
O próprio G Suite Status Dashboard, que acusa quando os softwares da companhia estão fora do ar, também confirmou os problemas. “Conduziremos uma investigação interna desse problema e faremos melhorias apropriadas em nossos sistemas para ajudar a evitar ou minimizar a recorrência futura. Forneceremos um relatório detalhado desse incidente assim que concluirmos nossa investigação interna ”, disse, a Google, em comunicado.
Ao que tudo indica, não há nada mais grave, mas o episódio mostra mais uma vez os riscos de termos tanta dependência nos serviços de nuvem ou de apenas um grupo. Devem servir de lição para as gigantes ficarem de olho em soluções de conectividade para os próximos anos.
Fontes