O YouTube anunciou uma mudança que parece irrelevante à primeira vista, mas que terá impactos enormes na cultura do site de compartilhamento de vídeos. A partir de agora (em caráter de teste e para alguns grupos de usuários), os canais não vão mais exibir o número exato de inscritos, mas sim um valor aproximado.
Assim, se um canal tiver 15.100.567 inscritos, por exemplo, o número que você vai enxergar passa a ser somente "15 milhões". O YouTube alega que a novidade vai "criar mais consistência" no modo de visualização de inscritos, já que hoje não há um padrão: alguns aparelhos hoje só exibem o número aproximado, enquanto outros não.
A medida deve desagradar comunidades de fãs que contam cada novo seguidor do canal do youtuber favorito e faz verdadeiras guerras de inscritos contra rivais — caso recente que envolveu o sueco PewDiePie e o canal T-Series. Aliás, as brigas geradas por esses grupos devem ter sido levadas em conta também pela Google.
Fonte da imagem: Divulgação/Google
Além disso, sites de leitura e interpretação de dados como o SocialBlade, que mostra até a rentabilidade de canais com base no número de inscritos, devem ser afetados, pois utilizam as informações disponibilizadas pela API do YouTube. Em uma postagem no Twitter, os responsáveis pelo site já afirmaram que alterações podem acontecer. Por enquanto, a exibição de canais será realizada em teste para grupos de usuários.
A medida definitiva só será aplicada para todos em agosto de 2019. Youtubers podem consultar normalmente os números oficiais por meio do YouTube Studio normalmente.
Categorias