A operadora norte-americana Verizon realizou testes nos Estados Unidos com a conectividade 5G e contou com a presença da Samsung e da versão do Galaxy S10 pronta para essa nova geração. As condições ainda não são ideais e a cobertura está em desenvolvimento, mas a prova dá uma ideia de como o país está preparado para receber a tecnologia.
Vale lembrar que o Galaxy S10 5G é um dos primeiros smartphones compatíveis "de verdade" com a conectividade, considerando que o Modo Mod do Moto Z3 é um acessório que garante esse recurso.
Os resultados de velocidade, segundo o site Digital Trends, são no mínimo impressionantes. A imagem abaixo mostra os números alcançados pela versão 5G (esquerda) em comparação com a versão S10 Plus tradicional na conexão 4G (direita).
Fonte da imagem: Reprodução/DigitalTrends
Para ter uma ideia melhor do tempo e do consumo de dados, veja algumas das marcas alcançadas:
- 23 segundos para baixar 1,86 GB de PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) na Galaxy Store;
- 30 segundo para baixar um episódio de "The Flash" em alta definição na Netflix;
- 93 segundos (1 minutos e 33 segundos) para baixar uma temporada completa da série "Sneaky Pete" no Amazon Prive Video.
Os problemas do 5G
Ainda assim, os testes não foram perfeitos em longo prazo. De acordo com o Digital Trends, cada um dos "nós" da conexão tem um alcance de sinal de cerca de um quarteirão e meio. Além disso, o próprio aparelho parece ter um pequeno defeito no posicionamento das antenas, pois, quando você usa as duas mãos para segurar o celular, o sinal enfraquece.
Em outras palavras, a velocidade é de fato absurda, mas ainda há um longo caminho pela frente até que a tecnologia esteja em seu estado ideal.