O sistema de recomendações e alcance dos vídeos no YouTube depende de várias métricas, sendo uma delas a quantidade de likes e dislikes de um projeto. Para evitar que grupos grandes de pessoas ataquem um vídeo, aumentando o número de dislikes, o YouTube está estudando formas de impedir esse tipo de ação, cogitando até extremos, como remover completamente a função do site.
Criadores de conteúdo sempre se preocupam com os ataques de dislikes de seus vídeos enviados ao YouTube. Existem vários motivos torpes para fazer isso e os criadores simplesmente não poder fazer nada a respeito. O próprio YouTube sofreu com isso no final de 2018, ao ter o vídeo YouTube Rewind alcançar a marca de maior número de dislikes da história do site.
Imagem: Reprodução/REUTERS
Provavelmente por causa disso, os desenvolvedores do site começaram a estudar meios para impedir esse tipo de ataque aos vídeos, que acaba por prejudicar o seu alcance. O diretor de projetos do YouTube, Tom Leung, comentou sobre algumas ideias para lutar contra o problema, como desativar a contagem de dislikes, exigir uma explicação antes de contabilizar o dislike ou até mesmo remover completamente a função.
Leung disse que qualquer uma das soluções pode causar problemas futuros ao site. Ele dá como exemplo a total remoção da função do YouTube, algo que resolveria a questão, mas que seria algo extremo e “pouco democrático”.
As conversas ainda estão em um estágio inicial, mas o YouTube pretende resolver esse problema o quanto antes de uma forma que seja boa para os criadores e usuários do site.
Fontes