O ranking de maior canal do YouTube no mundo em relação a número de inscritos esteve prestes a ter um novo líder nos últimos dias. Isso porque a expansão do canal indiano T-Series ameaçou a liderança do youtuber sueco PewDiePie, com a diferença entre ambos chegando a menos de 50 mil inscritos.
A chance de ver o canal perdendo a ponta fez fãs e amigos de Felix Kjellberg, o dono do canal, organizarem campanhas de mobilização para garantir mais inscritos. Ele recebeu apoio de youtubers como Markiplier, que pediu a seus mais de 22 milhões de inscritos para se inscreverem no canal de PewDiePie, e até mesmo de um hacker responsável por invadir mais milhares impressoras e imprimir pedidos de inscrição para o sueco.
Atualmente, de acordo com o Socialblade, o canal de gameplays PewDiePie é o maior do YouTube com 73,9 milhões de inscritos. Já o T-Series, que publica trailers de filmes e vídeos musicais indianos, conta com pouco pais de 73,5 milhões, uma desvantagem de mais de 450 mil inscritos em relação ao primeiro colocado.
Produtor independente vs corporação
Para fãs e amigos de PewDiePie, e até mesmo para outros youtubers, a coisa toda se dá nesses termos. O canal de Kjellberg começou em 2010 e, segundo comenta o vlogger em uma de suas publicações, ele vendeu impressões com suas ilustrações e trabalhou em um carrinho de cachorro-quente para bancar as suas primeiras produções para o YouTube.
Já a T-Series é uma produtora de filmes e gravadora fundada em 1983 por Gulshan Kumar, na Índia, e costuma estar envolvida em grandes produções de Bollywood, a lucrativa indústria cinematográfica indiana. Além disso, o seu cartel de artistas musicais indianos ou de origem indiana também é vasto.
O canal da gravadora no YouTube vem crescendo de forma constante desde a metade de 2016, alcançando um pico de crescimento em julho deste ano, conforme indica o Socialblade. Foram 4,6 milhões de novos inscritos apenas nos últimos 30 dias.
Já o canal de PewDiePie vinha se mantendo dentro da normalidade até setembro de 2018, quanto também alcançou um novo pico de inscrições — provavelmente como resposta à “ameaça” da T-Series. Apenas nos últimos 30 dias, o sueco ganhou também 4,6 milhões de novos inscritos.
Com tudo isso posto, fica a questão: quem será que tem mais gás para ser o maior canal do YouTube no mundo?
Fontes