Pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que 29% dos brasileiros consomem música pela internet todos os dias. Divulgado por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o levantamento TIC Domicílios 2017 apontou, ainda, que 50% da população recorrem à internet para ouvir música, ver vídeos, programas, filmes e séries.
O estudo revelou que, diariamente, 27% dos brasileiros veem filmes pela internet, e 21% assistem a seriados. Apesar do consumo considerável de materiais culturais pela web, apenas 10% dos moradores do Brasil pagam pelo acesso a filmes, e somente 5% faz o mesmo para ouvir música.
Sobre a origem dos conteúdos, o Cetic.br aponta que 48% da população preferem músicas brasileiras, enquanto 28% optam por músicas estrangeiras. Nos filmes, há uma predileção maior por produções estrangeiras na classe A (57% dos indivíduos) — nas classes D e E, apenas 8%.
Os vídeos online são mais populares entre usuários de conexão banda larga — 72% das pessoas com esse tipo de conexão rápida consomem vídeo via internet. Além disso, 51% dos que usam internet tanto no celular quanto no PC ouvem música diariamente, mas esse número cai para 32% entre quem usa a internet exclusivamente no celular e 24% entre os que acessam a rede exclusivamente pelo computador.
Mais criadores de conteúdos
A produção de conteúdo para a web a partir do Brasil aumentou de 31,1 milhões em 2013 para 44,7 milhões em 2017, revela o estudo. Esse número corresponde a 26% de toda a população brasileira com mais de 10 anos de idade. A mídia mais usada na produção de conteúdo próprio é a fotografia, escolha de 24% dos indivíduos, com a produção amadora (divulgação de fatos cotidianos) sendo a mais popular (17%).
A pesquisa completa TIC Domicílios 2017 pode ser conferida neste link.