O YouTube vem investindo uma quantia volumosa em alguns dos principais youtubers da atualidade para que eles promovam recursos pagos da plataforma, informou hoje (13) uma reportagem do Bloomberg. Segundo uma fonte anônima consultada pelo site, a ideia é incentivar a adoção de recursos como o serviço de assinaturas mensais e os chats pagos dentros dos canais.
As assinaturas para canais com mais de 100 mil inscritos e o Super Chat, ambos pagos, servem aos próprios youtubers, que recebem o dinheiro das mensalidades pagas pelos fã para ter acesso a conteúdo especiais. São essas as novidades que passam a ser oferecidas a mais criadores de conteúdo, inclusive com incentivo financeiro do YouTube para a sua adoção e promoção.
Assinaturas pagas e Super Chat do YouTube começam a chegar a mais usuários e vem ganhando investimentos por parte do site de vídeos.
Atualmente, o YouTube é o site de vídeos mais popular do mundo na atualidade com 1,9 bilhão de usuários mensais ativos. Contudo, serviços de peso com o Twitch, da Amazon, e o Facebook correm por fora na tentativa de desbancar (ou ao menos incomodar) e o site da Google.
Assim, a intenção da Google parece ser a de incrementar as possibilidades de ganhos de seus criadores para além do conteúdo publicitário. Além disso, caso vinguem, essas medidas podem tornar os canais menos dependentes da publicidade da Google — e é importante mencionar que situações controversas causadas pelos próprios youtubers acabam abalando a relação entre YouTube e anunciantes.
Nada de novo, afirma o YouTube
Apesar das informações de bastidores, a empresa afirma que não há qualquer nova iniciativa e que a medida é parte de um esforço contínuo de investir em suas próprias estrelas.
“Não temos nenhuma nova iniciativa em vigor”, afirmou a empresa em nota. “Sempre investimos no sucesso de nossos criadores e continuaremos a fazer isso a fim de garantir que eles tenham uma ótima experiência e possam encontrar oportunidades e crescimento contínuo no YouTube”, finaliza a companhia.
Não foram revelados quais os youtubers selecionados pelo YouTube para essa novidade.
Fontes