Imagine você assistir a um jogo do Barcelona ou do Milan, a um show do Weezer ou do Rolling Stones, sem sair de casa, imerso em um headset de realidade virtual e interagindo com outras pessoas no público? Bem, ainda que essa seja uma ideia básica sobre o assunto e venha sendo explorada já há algum tempo, como no Next VR ou no Within, as companhias ainda estão encontrando a melhor maneira de promover essas experiências. Agora, a Oculus VR lança a plataforma Venues justamente para explorar mais as arenas digitais, com maior interação entre as pessoas do público durante a exibição.
O funcionamento é simples: você põe o headset — seja o Samsung Gear VR, o Oculus Go ou o Oculus Rift — e abre o Venues. Em seguida, é preciso selecionar um Oculus Avatar para representá-lo na “arquibancada” e se conectar ao Facebook, que carrega dados do seu perfil e de outros participantes, para identificá-lo — abaixo falaremos mais sobre isso.
Logo ao entrar, os visitantes já recebem um código de conduta, pois se a ideia é estar em um ambiente social, é preciso agir com as regras que temos na vida real, incluindo a maneira como lidamos com vários desconhecidos ao nosso redor. Então, nada de ficar xingando o árbitro da partida ou tentar agredir os músicos, aqui você também pode cair fora por conta disso.
Assistir no Venues lembra uma “sessão em um IMAX gigante”
De acordo com a jornalista Nicole Lee, do Engadget, ao entrar no Venues ela encontrou uma sala virtual com uma arquibancada semelhante a uma sala de cinema IMAX, mas bem maior, com a sensação de estar perto do campo de jogo — neste caso, da quadra, em uma exibição de basquete do Golden State Warriors contra o Memphis Grizzlies, em uma gravação da transmissão ao vivo de dezembro do ano passado.
Segundo Nicole, o movimento da câmera e a qualidade do vídeo, ainda bastante “pixelada”, deixam a desejar. Um representante da Oculus disse que em algumas ocasiões o ângulo de visão será fixo, justamente para favorecer o realismo. Ainda assim, a impressão foi de estar assistindo a um conteúdo inferior a qualquer TV 4K.
O primeiro esquema mostra como é a imersão com a "câmera fixa" e a segunda a que permite você "olhar" para onde quiser
O som é espacial e simula não somente o que vem das atrações como os comentários e barulhos da plateia. Ou seja, você pode escutar tudo o que os outros participantes estão dizendo à sua volta. Não é possível baixar o volume individual, mas você pode deixar quem quiser mudo, bloqueá-los, denunciá-los no caso de incômodo maior e até mudar de assento, desde que ninguém já esteja ocupando o assento digital.
Aquele bate-papo de arquibancada
A boa notícia para quem adora assistir shows, jogos e até filmes comentando tudo o que acontece é que aqui o bate-papo está liberado e, literalmente, “os incomodados que se mudem” (ou “me calem”). O Venues, com o suporte do Facebook, foi criado para incentivar as interações sociais na realidade virtual — algo que nem mesmo a rede de Mark Zuckerberg conseguiu direito com o Facebook Spaces.
Programação começa nesta quarta-feira (30) com o cantor Vance Joy e segue com várias atrações gratuitas
O Venues usa os dados de sua rede de contatos para encontrar um amigo, parente ou conhecido no meio da galera digital. Caso isso aconteça, é fácil você identificar essas pessoas na arquibancada, assim como iniciar uma conversa, “viajando” de assento a assento — incluindo ao lado de pessoas que não são próximas mas que possam ter interesses em comum.
Preocupados com a reputação que o Facebook carrega depois do vazamento de dados do caso Cambridge Analytica, a plataforma tem a opção de desligar o compartilhamento de informações e seu nome não precisa nunca ser revelado, apenas sua Oculus ID. Além disso, há vários monitores acompanhando tudo o que acontece em tempo real, para tomar providências no caso de problemas.
A sessão que Nicole participou contava com poucos participante, contudo, a Oculus já adiantou que alguns eventos podem passar dos mil avatars simultaneamente na mesma arena. A grade de programação já começa na noite desta quarta-feira (30), com uma apresentação do cantor Vance Joy, e estão previstas várias outras atrações, incluindo filmes da Lionsgate, espetáculos da Gotham Comedy e partidas da liga de baseball norte-americana, a MLB. Tudo gratuito, desde, claro, você tenha um headset compatível.
Categorias