[Atualizado] O MacRumours detalhou outras maneiras de corrigir o "bug do ponto preto", então seguem as instruções para mais dispositivos. Abaixo, as correções para iPhone 6s e mais novos, incluindo o iPhone SE:
- Force o fechamento do app Messages
- Peça à Siri para enviar uma resposta ao remetente para tirar a mensagem do ponto preto do conteúdo mais recente
- Use o 3D Touch no ícone do app Messages na home e selecione Nova Mensagem
- Toque em "Cancelar" no canto superior direito da tela de Nova Mensagem
- Selecione Editar no canto superior esquerdo da lista de conversas
- Toque no círculo à esquerda da conversa que apresenta o problema. Uma checagem azul vai aparecer
- Toque em delete no canto inferior direito
Se você tem uma iPhone com Siri mas sem o 3D Touch, com aparelhos entre o iPhone 4s até o iPhone 6 Plus e o iPhone SE, os passos são diferentes:
- Force o fechamento do app Messages.
- Peça à Siri responder ao remetente, quantas vezes forem necessárias até que a mensagem com o ponto preto desapareça da lista visível da conversa
- Abra o Messages
- Selecione a flecha preta no canto superior esquerda para voltar à lista de conversas
- Selecione Editar no canto superior esquerdo da lista de conversas
- Toque no círculo à esquerda da conversa que apresenta o problema. Uma checagem azul vai aparecer
- Toque em delete no canto inferior direito
[Notícia original] Na semana passada falamos sobre uma pegadinha que vinha sendo disseminada via WhatsApp do Android, em que, ao tocar em uma mensagem com o emoji do esquilo, o app congela. O “segredo” está em um conjunto de mais de 2 mil caracteres invisíveis que sobrecarrega o sistema. Eis que nesta semana algo parecido atinge o Messages do iOS, no chamado “bug do ponto preto”.
A falha foi batizada assim porque o grupo de letras está escondido sob a forma do símbolo Unicode descrito da mesma forma. Ao ser acionada, ela obriga a máquina a entrar em um processo sem fim e eleva ao máximo sua capacidade. Inicialmente, foi flagrada em dispositivos com iOS 11.3 e 11.4, mas há relatos de que também afeta a memória de Macs e possivelmente do watchOS e do tvOS.
É bem possível que a Apple envie uma atualização para solucionar isso em breve, porém, por enquanto, você pode recorrer às seguintes soluções caso aconteça com seu aparelho iOS 11.3 e 11.4:
- Force a saída do app de mensagens e usar o 3D Touch para abrir uma nova aba, fechando então a que travou pelo diretório
- Vá para outro dispositivo sincronizado via iCloud e excluir a mensagem remotamente
Caso esteja tendo problemas, confira o vídeo abaixo:
Vale lembrar que esse tipo de bug em texto de mensageiros não é novidade e a boa notícia é que o problema não traz consequências graves, além do inconveniente. Então, o melhor mesmo é não sair clicando ou tocando em tudo que enviarem para você.
Fontes
Categorias