Você deve curtir uma boa música, certo? Porém, será que você já parou para pensar em como os sons são complexos e podem mudar totalmente a estrutura de uma canção? Pois é, utilizar um metrônomo pode ajudar bastante nessa hora. Mas o que será que é esse objeto?
Apesar do nome complicado, o metrônomo funciona de forma bem semelhante a um relógio: enquanto este marca o tempo, o metrônomo registra a duração de cada um dos sons que formam uma música. Não é preciso ser instrumentista para ter uma noção disso; basta pensar na sua música favorita. Já reparou como os sons se arranjam para criar a batida da música?
Pois é, cada uma dessas notas é tocada por um tempo, ou seja, possui uma duração específica dentro da canção justamente para que a música não vire uma bagunça sonora — e é aí que o metrônomo entra.
Na prática, o metrônomo poderia simplesmente ser comprado para ser utilizado pelo compositor. Porém, há uma opção muito mais simples: utilizá-lo no próprio Google! Fácil, né? Confira como exibir um metrônomo no buscador:
- Abra o Google.
- Digite "Metrônomo".
- Você verá o metrônomo aparecendo logo acima dos resultados da busca.
- Agora, é preciso que você ajuste as batidas dele.
- Para isso, basta deslizar a chave para a direita ou para esquerda, ou simplesmente utilizar os botões de "+" e "-".
- Depois que o metrônomo estiver configurado, é só dar play para escutar como a batida ficou.
Vale lembrar que o Google permite que os usuários configurem o metrônomo de 40 BPM a 218 BPM.
Fontes