A AT&T, segunda maior operadora móvel dos EUA, comunicou na última quarta-feira (13) que começou a testar uma tecnologia que permite transmitir internet de alta velocidade através da rede elétrica. Segundo a empresa, é possível oferecer conectividade comparável ao entregue atualmente por fibra óptica usando essa novidade.
Esse produto poderá eventualmente servir de verdade a qualquer localidade próxima à rede elétrica
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O objetivo da AT&T é eventualmente ultrapassar a marca de 1 Gbps usando as linhas de transmissão elétricas para emitir ondas de alta frequência para residências e empresas em áreas rurais e urbanas. “Acreditamos que esse produto poderá eventualmente servir de verdade a qualquer localidade próxima à rede elétrica”, disse à Reuters Marachel Knight, vice-presidente da operadora para internet sem fio.
De acordo com a executiva, a empresa selecionou duas localidades diferentes para o primeiro teste da tecnologia, que usa ondas milimétricas para conectar os clientes. Um dos pontos foi uma área rural no estado norte-americano da Georgia, e o segundo aconteceu em outro país não especificado.
Quando?
A companhia, entretanto, não tem uma previsão de quando a novidade estará pronta para uso comercial, afirmando estar empenhada apenas em expandir os testes e desenvolver melhor a tecnologia por enquanto.
Essa mesma operadora também já começou a fazer experimentos com uma tecnologia não especificada para as redes móveis de quinta geração, o famoso 5G. Nada disso, entretanto, tem data para chegar ao mercado por enquanto.
Fontes