Uma das contas oficiais da Netflix no Twitter publicou a seguinte mensagem na última segunda-feira (11): “para as 53 pessoas que assistiram O Príncipe do Natal todos os dias pelos últimos 18 dias: quem machucou vocês?”. A mensagem, naturalmente, foi encarada pela maioria dos seguidores como uma anedota, mas alguns usuários do serviço de streaming aparentemente ficaram surpresos pelo fato de a empresa ter em seu poder esse tipo de dados.
Por conta disso, uma série de mensagens preocupadas apareceram no Twitter.
Anyone else find it concerning that Netflix is talking about peoples' watching habits? Doesn't it seem a little creepy to anyone else?
— Danny Wiseau (@TrueNugget) 11 de dezembro de 2017
Alguém mais acha preocupante o fato de a Netflix estar falando sobre os hábitos de consumo das pessoas? Não parece um pouco assustador para vocês?
This is truly creepy. @netflix, what do you do with data? And who runs your social media accounts? https://t.co/cfAxlnt0Nx
— Gayle Tzemach Lemmon (@gaylelemmon) 11 de dezembro de 2017
Isso é verdadeiramente assustador, Netflix. O que vocês fazem com esses dados? E quem comanda as suas contas nas redes sociais?
O curioso dessa situação toda é que, assim como praticamente todas as empresas com negócios online, é de conhecimento público o fato de a Netflix coletar informações a respeito dos usuários, incluindo o histórico de vídeos assistidos na plataforma. Naturalmente, a empresa consegue quantificar isso e descobrir os padrões de uso das pessoas. De outra forma, como seria possível personalizar a experiência de cada pessoa sem que essas informações fossem coletadas?
Os termos de uso do serviço — aquele documento que ninguém lê, mas com o qual concorda na hora de fazer o primeiro login — deixam claro essa situação, mas não explica muito bem para que os dados podem ser usados.
This is creepy as hell.
— 1001 Chicago Afternoons (@1001chicago) 12 de dezembro de 2017
Isso é assustador pra caramba.
“Informações que coletamos automaticamente: coletamos informações sobre você e sobre o uso que você faz do nosso serviço, suas interações conosco e com nossa publicidade, bem como informações a respeito do seu computador ou outro dispositivo que você usa para acessar nosso serviço (tais como consoles de videogame, smart TVs, aparelhos móveis e set top boxes)”, disse o segmento dos termos.
O TecMundo entrou em contato com a assessoria da Netflix para comentar sobre a situação. Confira a resposta oficial da empresa:
"A privacidade dos hábitos de visualização dos nossos assinantes é importante para nós. A informação representa tendências gerais de visualização e não informações pessoais de indivíduos específicos e identificados".
Fontes
Categorias