De acordo com dados da SecondMesure, uma empresa que rastreia pagamentos feitos com cartão de crédito nos EUA, 80% dos usuários da Netflix são “leais” à empresa, isto é, não assinam outros serviços de streaming. Os concorrentes, por outro lado, não contam com uma base tão dedicada assim. No Hulu e no HBO Now, por exemplo, 61% e 62% respectivamente pagam assinaturas de um segundo serviço do mesmo gênero, que no caso é a Netflix.
A SecondMesure analisa os dados de cartão de crédito de forma anonimizada e considerou, além dos três serviços mencionados, DirecTV Now, CBS Al Access e SlingTV. O YouTube TV não entrou na conta, e o Amazon Prime Video não pôde ser contabilizado porque não é comercializado separadamente nos EUA.
Parte da base de usuários que assina apenas um serviço de streaming (EUA)
Os dados também só dizem respeito ao mercado norte-americano, mas é interessante conferir a dominação que a Netflix conseguiu do mercado de streaming. Claro que é necessário considerar que a empresa foi a pioneira nesse segmento e essencialmente inaugurou um formato que os concorrentes ainda não conseguiram copiar 100%.
Nos EUA, o único mercado em que a Netflix libera dados individuais, são mais de 53 milhões de assinantes, praticamente quatro vezes mais que o Hulu, que marcou 12 milhões de clientes em 2016 e não vem liberando dados atualizados. No geral, a participação de mercado da Netflix nos EUA chega a 25%, enquanto o Hulu, o concorrente mais próximo, fica com 7%.
Participação no mercado de streaming dos EUA
Fontes