Não há dúvidas de que podemos encontrar algumas crianças com habilidades especiais ao redor do globo, e certamente podemos encaixar Reuben Paul nesse grupo. O garoto, que é um estudante da 6ª série e tem apenas 11 anos, deixou vários experts em segurança boquiabertos ao hackear seus aparelhos.
A demonstração de Paul foi feita durante o World Forum in The Hague e envolveu o seguinte procedimento para fazer com que seu urso Bob, que é conectado à nuvem via WiFi e Bluetooth para enviar e receber mensagens, funcionasse: após conectar um Raspberry Pi em seu notebook, ele começou a procurar os aparelhos na sala que possuíam conexão Bluetooth, utilizando esse recurso para baixar dezenas de números.
Na sequência, ele recorreu à linguagem Python para hackear seu urso utilizando um dos números, fazendo com que ele ligasse e começasse a gravar áudios.
“De aviões a automóveis, de smartphones a casas inteligentes, qualquer coisa ou qualquer brinquedo pode ser parte da Internet das Coisas. De exterminadores a ursinhos de pelúcia, qualquer coisa ou qualquer brinquedo pode ser transformado em arma”, comentou o garoto, que surpreendeu diversos especialistas, como é possível ver nas mensagens a seguir:
What to do when you're 11 years old? Hack your bear!
— Sebastian Dinjens (@sdinjens) 16 de maio de 2017
Respect @RAPst4r
#NLCyber pic.twitter.com/AeOBJ9gF0m
"O que você faz quando tem apenas 11 anos? Hackeia seu urso!"
Baffled by 11 years old Reuben and bear B-o-B! #NLcyber pic.twitter.com/UQrRZvtpWu
— Aart Jochem (@topjoch) 16 de maio de 2017
"Perplexo com Reuben, o garoto de 11 anos, e o seu urso Bob"
The future of cybersecurity on stage at ONE, 11 yr old RuebenPaul #NLCyber pic.twitter.com/1xxK7tpz0C
— Michel Van Leeuwen (@MCM0x71) 16 de maio de 2017
"O futuro de cibersegurança no palco da ONE, o garoto de 11 anos Reuben Paul"
Alerta sobre segurança
A essa altura, muitas pessoas devem estar se perguntando sobre o intuito da demonstração de Paul, e a resposta é simples: mostrar às pessoas como aparelhos que fazem parte da Internet das Coisas podem ser facilmente hackeados.
“Foi divertido, mas acredito que as pessoas não vão esquecer a mensagem: uma Internet das Coisas segura antes que a Internet dos Brinquedos se transforme na Internet das Ameaças”, comentou o garoto em uma mensagem publicada no Twitter.
It was fun but I hope people did not miss the message - Secure IoT before the Internet of Toys becomes the Internet of Threats :-) https://t.co/m09QFli4tp
— Reuben Paul (@RAPst4r) 16 de maio de 2017
Ele também comentou, em entrevista ao site AFP, como é fácil se conectar a esses dispositivos utilizando Bluetooth.
“Muitos aparelhos que se conectam à internet têm uma funcionalidade Bluetooth. Eu basicamente mostrei como posso me conectar e enviar comandos a ele, gravando áudio e brincando com a luz. Eletrodomésticos da Internet das Coisas, coisas que podem ser usadas em nosso dia a dia, nossos carros, luz das geladeiras, coisas como essas que são conectadas podem ser usadas e transformadas em armas de espionagem que podem nos prejudicar”, explicou Paul.
Fontes
Categorias