Não há como falar em Dual Core sem falar em processador. O processador é a unidade central de processamento do computador, ou como muitos dizem: é o cérebro do computador. É no processador que é realizada todas as tarefas que você ordena. Além de ser um item fundamental no computador, o processador é um item que trabalha com componentes minúsculos e implementações de ponta, e provavelmente é a segunda peça que cada vez mais recebe novas tecnologias.
Dois Núcleos
Uma das mais recentes inovações que foi incorporada aos processadores foi a tecnologia “Dual Core”. Traduzindo o termo literalmente para o português, obtém-se: Núcleo Duplo. E deste modo, pode-se facilitar a compreensão do que faz a nova tecnologia.
Trabalhando com uma espécie de “divisão de tarefas”, os processadores Dual Core possuem dois núcleos, ou melhor dizendo, dois cérebros. Além disso, os novos processadores possuem também dupla quantia de memória interna (em alguns casos eles utilizam a mesma memória), e algumas tecnologias internas a mais.
Capazes de processar tarefas múltiplas, os processadores de núcleo duplo atingem melhores resultados do que os processadores comuns. Há de se frisar também que alguns aplicativos são aprimorados e voltados especialmente para a utilização em processadores Dual Core.
Modelos
Alguns dos nomes mais famosos atualmente no mercado de processadores de núcleo duplo são:
AMD Athlon™ X2
AMD Turion™ X2
Intel® Pentium® D
Intel® Core™2 Duo
Evidentemente os nomes supracitados não incluem os diversos modelos que cada linha de processadores possui. E vale lembrar que na hora da compra de um processador com tecnologia de núcleo duplo, é muito importante pesquisar previamente as características de cada modelo.