Na última quarta-feira (4), a Intel tomou uma decisão bastante difícil para qualquer empresa que faz produtos voltados diretamente para o consumidor final: fez o recall de um de seus itens mais recentes, o Basis Peak. Ao que parece, o relógio inteligente feito sob medida para o público fitness apresentou uma série de problemas que se mostraram bem complicados de serem resolvidos. A coisa foi tão feia que, além de pedir que os consumidores devolvessem o gadget, descontinuou completamente o dispositivo.
Em junho, a companhia já havia revelado sua preocupação a respeito de casos de superaquecimento do aparelho, algo compartilhado por 0,2% da base de usuários do produto. Embora isso possa parecer uma quantidade pequena de ocorrências, foi o suficiente para que a fabricante ficasse em alerta enquanto planejava uma forma de contornar a instabilidade do hardware. Em um comunicado, a Intel disse que inicialmente achou que era possível resolver tudo com um update do sistema, mas o resultado não foi satisfatório.
Não é nada legal ser queimado pelo seu relógio fitness
“Tínhamos a esperança que uma atualização de software pudesse consertar tudo. Infelizmente, mesmo com nossos melhores esforços, não conseguimos desenvolver uma solução que não minasse completamente a experiência do usuário”, informou o documento. Agora, com essa opção fora do caminho, eles resolveram pedir que os clientes que adquiriram o smartwatch devolvam o produto – e todos os seus acessórios – para que possam receber um reembolso completo do dinheiro investido.
Os consumidores terão até o fim do ano para realizar essa ação e resgatar seus dados dos servidores do serviço, já que todo o suporte ao dispositivo e ao aplicativo derivado dele vai ser encerrado antes de janeiro de 2017. O caso acaba marcando um forte golpe contra as investidas da Intel nesse segmento, já que os rumores dizem que a empresa pagou cerca de US$ 100 milhões (pouco mais de R$ 320 milhões) pela Basis Science – a companhia que desenvolveu todo o projeto do Basis Peak.
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