A temporada 2014 de Fórmula 1 começou na metade do mês de março. Junto com ela, diversas novidades técnicas estrearam na principal categoria do automobilismo. Além disso, mudanças nas regras de pontuação dos pilotos, como a última prova valendo o dobro de pontos, prometem tornar a disputa ainda mais acirrada.
No total, a temporada de 2014 contará com 19 GPs, sendo dois deles novidades em relação ao ano passado: o GP da Áustria, que desde 2003 estava fora do calendário, e o GP da Rússia, que será realizado na cidade de Sochi, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Inovações tecnológicas
A novidade mais sentida pelos espectadores após a primeira prova foi a mudança nos motores. No lugar do V8 Aspirado 2.4, entra em cena o motor V6 Turbo 1.6, com um som mais abafado e menos agudo do que a versão anterior. A rotação caiu de 18 mil giros para 15 mil giros, mas sem perda de potência.
Isso será possível graças ao eficiente sistema ERS, uma evolução do KERS, que agora consegue recuperar energia a ponto de produzir mais 180 cavalos – o dobro da temporada passada. Como os carros precisam ser mais “verdes”, o consumo de combustível por prova foi limitado: passou de 190 kg para 100 kg – o equivalente a cerca de 133 litros.
Por fim, um novo sistema de freio eletrônicos promete utilizar a energia do ERS para “equilibrar” a freada, dando menos trabalho para o piloto e consumindo menos energia. A aerodinâmica também chama a atenção: os carros ganharam bicos das mais variadas formas.
No infográfico acima você confere de forma detalhada todas essas inovações, além da lista completa de pilotos e escuderias que disputam o título da temporada 2014. Fique de olho também no calendário de provas para não perder nenhum GP.