De acordo com a pesquisa mensal liberada pela NetMarketShare, o Internet Explorer vem perdendo espaço para o Google Chrome. De maio para junho de 2011, o navegador da Microsoft teve uma queda de quase 0,59%, exatamente o mesmo valor do aumento percebido no uso do Google Chrome durante esse período.
Outra pesquisa, anunciada pela StatCounter, indica a mesma mudança, mas com números diferentes. De acordo com o relatório publicado no dia 1º de julho de 2011, o Google Chrome chegou aos 20,7% do mercado global. Durante o mesmo período, o Internet Explorer caiu de 59% para 44%. O Mozilla Firefox teve uma pequena queda, de 30% para 28%.
O mesmo vem acontecendo no Brasil. De acordo com as estatísticas de acesso do Baixaki, das 64 milhões de visitas recebidas em junho, 38,65% foram feitas com o Internet Explorer. O segundo lugar fica para o Google Chrome, com 31,76%, seguido do Firefox, com 26,23% dos acessos.
Interessante notar que, se compararmos com o mês anterior, maio de 2011, também é possível notar uma queda no uso do Internet Explorer, que passou de 40,88% para 38,65%, e um aumento na popularidade do Chrome, que subiu de 29,39% para 31,76%.
No Tecmundo, os leitores preferem o Chrome. O navegador da Google ocupa o primeiro lugar, com 37,82% das visitas. Em segundo lugar, surge o Mozilla Firefox, com 31,34% e, em terceiro, o browser da Microsoft, com 26,68% dos acessos.
Outros browsers, como Safari, Opera e o navegador do Android, somaram 3,36% nas visitas de junho de 2011 ao Baixaki. No Tecmundo, esses navegadores marcam 4,09% do público do mesmo mês.
Pelo visto, a liderança do Internet Explorer está ameaçada. Resta esperar pelos próximos relatórios, que devem sair em alguns meses, para descobrirmos se o Google Chrome vencerá a batalha entre os três principais browsers do mercado.
Infográfico por Lanna Solci
Categorias