A tecnologia oriental costuma ser restrita àqueles que moram no país de onde ela vem, devido ao fato de ser muito mais avançada do que o mercado ocidental está preparado para receber. Mesmo assim, a Samsung resolveu apresentar o netbook N150 na MWC 2010, que atualmente é o netbook mais moderno do mercado.
O N150 chega a ser à frente de seu tempo, pois traz uma tecnologia que ainda não foi popularizada. Por isso, a Samsung só vai comercializá-lo quando os serviços 4G já estiverem difundidos em larga escala.
A quarta geração da internet banda larga
O nome da tecnologia é LTE (Long-Term Evolution), que promete ser o novo padrão de utilizado na telefonia móvel. Ele permite maior velocidade no tráfego de dados e deverá substituir aos poucos as redes 3G espalhadas pelo mundo.
Estocolmo, capital da Suécia, e Oslo, capital da Noruega, foram as primeiras a adotarem o padrão e já possuem empresas operando no novo sistema e disponibilizando-o para seus clientes, desde dezembro do ano passado.
Desempenho e conectividade
O N150 foi projetado para ter um desempenho melhor do que os atuais netbooks. Ele vem com o chip Kalmia, de fabricação da própria Samsung, que é o dispositivo que torna possível a conexão com a rede 4G. O processador é um Intel Atom, trabalhando a 1.66 GHz, a memória instalada é de 1 GB e o monitor é de 10.1 polegadas, com resolução máxima de 1024x600 pixels.
IMPORTANTE: o modelo N150 já existe no mercado, mas não possui a tecnologia 4G. A nova versão ainda não foi lançada oficialmente para venda.
A tela de LED do N150 é fosca, o que melhora o conforto do usuário, pois ele não terá os velhos problemas com reflexos irritantes. O projeto do monitor também foi executado para que ele seja mais eficiente em termos de energia, tornando possível que a autonomia da bateria de 6 células chegue a mais de 8 horas.
O lançamento do N150 significa um grande avanço na tecnologia da atual rede de dados da telefonia celular. Quando a quarta geração chegar, as operadoras serão capazes de oferecer pacotes de serviços muito mais avançados (e úteis) do que os atuais, já que a velocidade de conexão aumentará.