Caso o seu computador se conecte a diferentes locais de rede (em casa, no trabalho e em locais públicos, por exemplo) e utilize uma impressora diferente para cada um destes locais, o Windows 7 permite que você atribua uma impressora padrão para cada lugar.
A tarefa é bastante simples e utiliza apenas as ferramentas presentes no sistema. Em poucos minutos, você ganha muito mais tempo nas próximas vezes em que for imprimir documentos.
Para fazê-lo, abra o Painel de Controle, e dentro da opção “Hardware e sons”, clique em “Exibir Impressoras e Dispositivos”.
Note que, por padrão, a barra de ferramentas da janela que se abre exibe poucas alternativas. Para fazer com que a opção “Gerenciar impressoras padrão” apareça, primeiro clique sobre qualquer impressora reconhecida pelo computador. A seguir, entre nela.
Dentro da nova janela, marque a opção “Alterar minha impressora padrão quando eu mudar de rede” para habilitar a troca de impressoras pelo Windows. Escolha então um local em “Selecionar rede” e atribua um dispositivo para o local em “Selecionar impressora”. Ao final, não se esqueça de clicar em “Adicionar” para salvar a alteração.
Agora, repita o processo para todas as redes que você acessa que contêm uma impressora, tomando o cuidado de atribuir corretamente o dispositivo presente em cada local.
OBS: caso você nunca tenha conectado seu computador a mais de um local de rede ou não possua nenhuma impressora instalada ao comutador, é provável que a opção “Gerenciar impressoras padrão” não apareça na Barra de tarefas do Gerenciador de impressoras e dispositivos.
Categorias