(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
Em evento realizado hoje (09), na cidade de São Paulo, a HP apresentou as novidades da sua nova linha de produtos, a Ink Advantage, com cartuchos e impressoras que tiveram suas funções e preços adaptados para o mercado brasileiro.
Como explicado pelo vice-presidente do grupo de impressão e sistemas pessoais da HP do Brasil, Claudio Raupp, desde o ano passado a empresa tem realizado pesquisa com mais de 10 mil consumidores do país para saber o que eles entendem como uma solução ideal de impressão. Esse estudo revelou que os principais fatores que motivam a decisão de compra de uma impressora são a qualidade, design e facilidade de uso.
Além disso, a maioria dos entrevistados também busca cartuchos de tinta mais em conta, que possam ter um bom rendimento e evitem a necessidade de serem trocados com frequência. Com base nessas respostas, uma nova linha de produtos foi desenvolvida, contando com impressoras cujos preços variam de R$ 279 a R$ 499 e que usam cartuchos novos, que custam a partir de R$ 19,90.
HP Ink Advantage: baixo custo e alto rendimento
Para começar, a nova linha de cartuchos da HP baixou de preço, mas sem afetar a qualidade da impressão. A versão standard dos cartuchos HP 662 possui versões preta e colorida (tricolor) e custa R$ 19,90. O mesmo produto pode ser encontrado na versão de alto rendimento, também conhecida como XL, por R$ 39,90 para a tinta preta e R$ 49,90 a colorida.
Com preço mais baixo, fica difícil optar por cartuchos remanufaturados (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
Já a linha HP 670 funciona com cartuchos de cores separadas: preto, amarelo, ciano e magenta. Novamente, a versão-padrão de cada cor custa R$ 19,90, enquanto os cartuchos XL saem por R$ 34,90. No geral, os cartuchos de alto rendimento geram uma economia de até 33% no custo por página se comparados com os comuns.
E como não podia deixar de ser, novas impressoras — na verdade, multifuncionais — foram lançadas para usarem esses suprimentos, com focos no consumidor doméstico e em pequenas empresas.
Soluções para a casa
No total, são quatro novos produtos, sendo que o mais básico deles é a HP Deskjet Ink Advantage 2516, que possui um ciclo de trabalho mensal de até mil páginas e permite a impressão de até 20 páginas por minuto (rascunho, A4, em preto e branco). Além disso, o consumidor também pode digitalizar e copiar documentos com essa multifuncional.
HP Deskjet Ink Advantage 2516: 20 páginas por minuto (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
Quem precisa de uma alternativa mais potente em casa pode recorrer ao modelo HP Deskjet Ink Advantage 5525, que é operada por meio de uma tela colorida de 2,65 polegadas e sensível ao toque. Com ela, você pode imprimir, copiar e digitalizar documentos sem a necessidade de ter um PC por perto.
Também é possível usar a tecnologia ePrint para imprimir a partir de dispositivos conectados à internet e instalar aplicativos que fornecem recursos adicionais à impressora, como o acesso direto aos álbuns de um perfil no Facebook, por exemplo. O preço sugerido pela HP é de R$ 499.
Ink Advantage em pequenas empresas
Quem procura produtos para pequenas empresas — locais que, normalmente, exigem mais uso, velocidade e eficiência de uma impressora — pode contar com os modelos 4615 e 4625. As duas impressoras são capazes de copiar e digitalizar documentos, além de enviar fax, sendo ideais para quem imprime cerca de 3 mil páginas por mês.
HP Deskjet Ink Advantage 4625 pode receber documentos via Wi-Fi (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
A velocidade de impressão não deixa a desejar: são 23 páginas por minuto em preto e branco e 22 em cores. A grande diferença entre os dois modelos está na possibilidade de imprimir documentos por meio de conexão sem fio (wireless), recurso presente apenas na Ink Advantage 4625. O modelo Ink Advantage 4615 custa R$ 329, enquanto que a multifuncional 4625 sai por R$ 399.
Além desses, um novo modelo de impressora, a HP Deskjet Ink Advantage 3516, deve integrar a linha de produtos a partir de setembro.
Como foi possível baixar os custos?
Por incrível que pareça, o segredo para a queda de preço dos cartuchos da HP não está na redução da qualidade ou quantidade de tinta das embalagens, mas no fato de que, pela primeira vez, o produto está sendo comercializado com base nos hábitos dos brasileiros e não nos dos consumidores americanos.
Se antes os cartuchos de alto rendimento eram caros demais por oferecerem uma quantidade de impressão muitas vezes superior à exigida no Brasil, agora será possível encontrar um produto mais em conta e que atenda melhor à demanda.
Detalhe do painel de operação da Ink Advantage 4615 (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
Essa queda de preço deve garantir clientes mais fiéis à HP, que talvez não precisem mais recorrer aos cartuchos remanufaturados ou não oficiais, podendo gastar pouco em um produto original.
Compatibilidade e futuro da Ink Advantage
Vale a pena lembrar que esses cartuchos recém-lançados não são compatíveis com os modelos mais antigos da HP, podendo ser usados apenas com as impressoras da linha Ink Advantage. Como já aconteceu no passado, a empresa tem estudado a melhor maneira de promover um programa de incentivo para que o cliente adote os novos produtos, oferecendo desconto em troca da impressora antiga. Porém, os detalhes desse plano ainda não foram definidos.
Alfredo Cors, diretor do grupo de imagem e impressão da HP do Brasil, disse que, no futuro, essa linha também pode ser inserida em países que possuam mercado e exigência semelhantes aos do consumidor brasileiro, como outras nações da América Latina.
Categorias