A impressão 3D era considerada, até pouco tempo, complexa e cara. Esse primeiro adjetivo, entretanto, pode estar sendo eliminado pela Adobe, que acaba de liberar uma atualização para o Photoshop CC adicionando ao aplicativo suporte para impressão tridimensional diretamente do editor. Ou seja, você pode manipular um modelo no Photoshop e, em seguida, mandar imprimir o objeto sem precisar lidar com os softwares proprietários que são embarcados junto com as impressoras 3D.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apesar de contar com integração com esse tipo de impressora, o Photoshop não é considerado pela Adobe uma ferramenta feita para construir modelos tridimensionais do zero. A empresa explica que ele deve ser utilizado apenas para “embelezar” os modelos, dar toques de acabamento para facilitar a impressão e deixar as peças mais bonitas. O aplicativo inclusive conta com um gerador de suportes automático que impede que seus modelos desmoronem por conta de algumas inconsistências enquanto estão sendo impressos.
Impressoras da MakerBot já são completamente compatíveis com o Photoshop CC, e o serviço de impressão 3D sob encomenda chamado Shapeways também pode ter simulações feitas diretamente dentro do aplicativo da Adobe. Nessa opção, você pode até conferir como seu modelo ficará sendo feito em pedra, bronze ou qualquer outro material disponível. Até uma prévia do preço do objeto é calculada pelo programa.
O upgrade que começou a ser liberado pela desenvolvedora, além de habilitar você a trabalhar com impressão de modelos 3D, também adicionou uma nova ferramenta de edição para imagens chamada Perspective Warp. Você pode alterar a perspectiva de uma imagem, como se tivesse feito outra foto, ou até de objetos adicionados a um fundo para que não pareçam deslocados.
Categorias