Os efeitos de luz e sombra são detalhes que sem dúvida adicionam realismo e originalidade aos projetos criados nos editores de imagem. Como você já deve saber, o Baixaki tem optado por ensinar truques do GIMP para que o público geral não fique de fora dessa grande façanha que a informática proporciona: a arte de editar imagens.
Provavelmente muitos já pensaram na questão dos reflexos, mas não tinham nem idéia de como começar a criar. Este artigo é válido para criar reflexos de imagens comuns ou de textos, ensinaremos apenas um método, porém há vários modos de criar este efeito. Pois bem, chega de conversa e vamos ao que interessa.
Escolha uma imagem
1) Abra a imagem no GIMP e duplique a camada.
2) Inverta a camada duplicada no sentido vertical.
3) Duplique a altura de sua imagem.
4) Arraste a camada duplicada para a parte de baixo da imagem.
5) Redimensione a altura da camada duplicada para metade da altura original. Caso ela fique afastada da camada de fundo, aproxime-a utilizando a “Ferramenta de Movimento”.
6) Adicione uma camada branca entre a camada de fundo e a camada duplicada.
7) Coloque as camadas na mesma ordem da imagem abaixo.
8) Altere a opacidade da camada branca para 50%.
9) Aplique uma mistura de degradê preto e branco na camada branca.
Agora basta salvar a imagem em JPG e utilizar como quiser. Fim do tutorial! Simples e fácil, não? Caso você deseje é possível diminuir a opacidade da camada ou modificar os tons do degradê.
Salienta-se que utilizamos um reflexo imaginário comum em vidros fumês, porém você pode utilizar outros tipos de reflexos — como você visualiza em nosso exemplo abaixo.
Por hoje é só, aguardem por mais, pois o GIMP está recheado de segredos que você nem imagina! Até a próxima.