Ícones foram criados para representarem ações, e, talvez, nenhum deles seja usado com tanta maestria e padronização como o botão de salvar – a representação de um disquete, uma mídia de armazenamento obsoleta, mas agora imortalizada.
E o que dizer do botão de compartilhamento? Aqui a história é bem diferente: há todos os tipos de elementos gráficos desenhados para transmitir a ação de partilha, e nenhum projeto em vista que tente unificar seu design. E isso pode, obviamente, gerar confusão.
Google, Microsoft e Apple usam ícones completamente diferentes para representar o compartilhamento. Pior: em alguns casos as empresas usam ícones diferentes em sistemas operacionais familiares, como é o caso de Windows e Windows Phone.
Cada um na sua
No Windows Phone 7, o ícone de compartilhamento é um pacote de presente, enquanto no Windows 8, são três linhas que formam um círculo. No iOS 7 e OSX Yosemite, o ícone é representado por um quadrado com uma flecha para cima que mais parece um botão de upload, enquanto nas versões anteriores dos sistemas, é usado um quadrado com uma flecha apontando para a direita.
O Android, por sua vez, conta com um ícone composto por três círculos que se interligam. O ícone antigo do sistema revelava um círculo com duas flechas na parte de cima indicando direções. Percebem a confusão?
Alguém vai ceder?
Min Ming Lo, cofundador da Pixelapse, escreveu um longo artigo sobre o tema, em que defende a unificação do ícone de compartilhamento. Entretanto, ele acha pouco provável que veremos uma convergência de um único símbolo de compartilhamento.
“A Apple não vai começar a usar a linguagem de design do Android, a Google não vai implementar o projeto da Microsoft, nem a Microsoft usará os ícones de outra plataforma”, afirmou Ming Lo. Como todas as plataformas contam com grandes fatias do mercado, os usuários serão obrigados a conviverem com três (ou mais) símbolos diferentes representando a mesma ação.
As melhores opções
Mas, qual dessas opções seria a melhor forma de representar o compartilhamento? Para Min Ming Lo, o melhor ícone não é aquele que é o mais simples, nem o que faz mais sentido. Em vez disso, o ícone ideal é aquele com o qual a maioria dos usuários já estão familiarizados (como o ícone de disquete para salvar). “Um ícone eficaz é aquele que exige o mínimo de esforço para o usuário traduzir esse símbolo de uma ação”, completou.
Ming Lo recomenda para os profissionais da área que desejam usar o mesmo símbolo para todas as plataformas o ícone usado no iOS 6 e no OS X Mavericks, que representa uma flecha saindo de uma caixa, ou o ícone de círculos conectados do Android. Entre os dois, o profissional ficaria com o ícone da Apple, por conseguir transmitir de forma mais satisfatória o ato de compartilhar, já que os três círculos do Android representa isso de forma mais abstrata.
A escolha definitiva
Porém, nenhuma dessas opções agrada tanto Ming Lo como o ícone de compartilhamento em formato de ‘Y’, usado no Android até 2011. “Este ícone é o menos abstrato, e a maneira mais simples de representar uma ação exterior, bem como a partilha de algo. É altamente distinto, e também verticalmente simétrico. Infelizmente, isso ainda não foi amplamente adotado”, afirma o profissional.
E você? Na sua opinião, algum dos formatos será o dominante? Ou cada plataforma e empresa continuará a adotar o modelo que quiser?
Fontes
Categorias