Você sabia que é possível furar uma garrafa cheia de água sem correr risco de vazar? Está duvidando? Então veja a experiência que nosso amigo Iberê Thenório preparou neste vídeo. Ele vai mostrar que isso pode realmente ser feito – e ainda vai ensinar a utilizar o experimento para fazer uma “pegadinha” com seus amigos.
Materiais necessários
- Garrafa PET de refrigerante;
- Alfinete;
- Alicate (não é obrigatório);
- Corante (não é obrigatório).
Como fazer
Antes de qualquer coisa, encha a garrafa com água. Se quiser deixar a experiência mais realista, utilize corante para fazer com que o líquido fique da mesma cor do refrigerante (não pode ser feito com refrigerante). Feche a garrafa firmemente, para evitar que o ar continue entrando pela tampa.
Com a ajuda de um alicate, utilize o alfinete para fazer vários furinhos na garrafa - o ideal é que todos eles sejam feitos um pouco abaixo do rótulo. Assim que alguém abrir a tampa, a água começará a vazar pelos furinhos, molhando tudo o que estiver em volta do recipiente plástico.
Isso acontece por causa da pressão atmosférica. Quando a garrafa está fechada, a pressão exerce força de fora para dentro, empurrando toda a água para o interior. Assim que a tampa é retirada, a pressão passa a atuar também na parte interna do recipiente, empurrando a água para fora.
.....
É importante ressaltar: não utilize garrafas com refrigerante para realizar a experiência. O gás carbônico existente na bebida pode fazer com que ocorram reações não desejadas no momento em que a garrafa for furada.
Categorias