Se você vem acompanhando as notícias do TecMundo Auto pelo menos desde setembro do ano passado, talvez se lembre da ocasião em que a Honda revelou a maravilha nipônica que é o Civic Type R – causando orgasmos quase não metafóricos no nosso gearhead nº 1 da redação, Igor Napol. Agora, a empresa apresentou o possante no Salão de Genebra e revelou detalhes suculentos sobre ele.
A fabricante divulgou especificações do poderoso hot hatch. No total, são 310 cv de potência e 40,78 kgfm de torque fornecidos pelo motor 2.0 turbo i-VTEC de quatro cilindros – e sim, tudo isso com a mesma tração dianteira que marca a herança do Civic Type R.
A fabricante divulgou detalhes suculentos sobre o motor do possante
Ainda que os principais concorrentes, incluindo aqui Ford, Subaru e até Audi, adotem a tração nas quatro rodas, a Honda afirma que suas melhorias no corpo, no chassi e no sistema de freio da novidade foram o suficiente para garantir um desempenho sem igual. A carcaça é 40% mais rígida do que a do já resistente Civic Type R europeu de 2015.
A novidade também conta com todo um novo sistema de suspensão pensado para melhorar o desempenho nas curvas feitas no limite ao mesmo tempo que reduz o efeito do torque sobre a direção. E sim, a única opção de câmbio é manual – e essa decisão é final, sem espaço para conversa fiada.
A Honda não divulgou uma data específica para o lançamento desse que é o primeiro Civic Type R a chegar oficialmente aos Estados Unidos, mas reforçou que o samurai sobre rodas está previsto para a primavera norte-americana (nosso outono). O preço sugerido pela fabricante vai estar na faixa dos US$ 30 mil, o que o coloca no mesmo nível que o Ford Focus RS e o Subaru WRX STI.