Não importa o país de origem ou o carrão ao seu lado, os gearheads costumam ter uma conexão bem forte com os seus possantes. Agora, se depender do projeto mais recente em desenvolvimento pela Honda, os veículos também vão poder retribuir um pouco da afeição que seus donos têm por eles. Programado para fazer sua estreia diante do público na próxima edição do Consumer Electronics Show (CES), em janeiro de 2017, o NeuV é um automóvel elétrico e inteligente capaz de externar suas emoções.
Criado em parceria com uma companhia chamada Cocoro SB, o carro-conceito possui, além de seu motor 100% elétrico, um segundo coração que, em vez de gerar tração para as rodas, alimenta as emoções do aparelho. Teoricamente, essa novidade faz com que o automóvel consiga interpretar os sentimentos do seu usuário e reaja de acordo com eles, promovendo uma interação bem mais natural e afetiva entre ambas as partes.
Caixotinho tecnológico? Com certeza!
A ideia da montadora japonesa é que unir as forças da inteligência artificial, da robótica e do big data possibilita uma transformação completa da experiência de mobilidade de seus consumidores. Essa é exatamente a temática da empresa para sua participação na CES 2017. Com isso a Honda espera levar a tecnologia aplicada ao setor automotivo a um novo patamar e adaptada ao uso geral do produto tanto como um “colega” quanto um mero meio de transporte.
Com isso, apesar de haver um apelo a uma conexão mais presente nas comunidades mais tradicionais e apaixonadas pelos carros, o NeuV parece ser uma solução feita com uma fatia mais ampla do mercado em mente. Isso fica evidente principalmente pelo design meio feioso do automóvel, que lembra uma versão “caixote” do veículo autônomo em desenvolvimento pela Google. O visual duvidoso, no entanto, abriga um equipamento espaçoso, leve e aparentemente bastante confortável para os passageiros.
Para onde esse recurso vai?
No final, ainda não se sabe exatamente como o sistema de emoções vai funcionar e como isso poderia ser adaptado ou transferido para possantes de outras categorias. Com a tecnologia incorporada a esportivos ou carros de corrida, será que teríamos veículos mais ousados e animados com a ideia de seu condutor pisar no acelerador? É algo interessante, mas que também acaba fazendo com que a gente torça para que o carrão não absorva os sentimentos negativos dos motoristas mais agressivos no trânsito.
O que será que sai no final dessa história, hein? Deixe o seu comentário abaixo e não se esqueça de conferir a cobertura completa da CES 2017 pelo TecMundo, entre 5 e 8 de janeiro de 2017.
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