Há quase um ano nós mostramos aqui no TecMundo um PC batizado como “Mini Monstro”. A máquina oferecia um bom poder de processamento e ao mesmo tempo possuía um tamanho bem compacto — tendência que vem crescendo bastante ultimamente.
Agora preparamos a segunda versão dessa máquina, com componentes atualizados e ainda mais poder de processamento.
Para construir a nova geração do Mini Monstro, nós chamamos a equipe do TecLab, que conta com o overclocker profissional Ronaldo Buassali, Jacson Schenckel e Jonas Vieira Bovo — responsáveis pelo primeiro modelo.
O computador em questão pode ser pequeno por fora, mas apresenta um hardware de primeira linha em seu interior, confira:
- Processador: Intel Core i7 4790K
- Placa-mãe: ASUS Maximus VII Impact Mini ITX
- Memória: 16 GB DDR3 Corsair Vengeance
- Armazenamento: 2 x SSD Corsair Force LS 240 GB – raid 0
- Placa de vídeo: GALAX GeForce GTX 980 HOF
- Fonte: Corsair HX 750i
- Cooler: Hidrocooler Corsair H100
- Gabinete: Corsair Graphite 380T
Para mostrar a potência desse monstro, rodamos uma série de jogos em um setup com três monitores ao mesmo tempo, em resolução 5760x1080 pixels. O resultado impressionou e mostrou mais uma vez que tamanho não é documento. Ou seja, você pode sim ter um PC Gamer destruidor sem precisar construir um quarto só pra ele.
Contudo, vale a pena lembrar que esse é apenas um exemplo. Como já falamos antes, uma das principais vantagens em se montar um PC é poder personalizar cada centímetro da máquina e fazê-lo caber tanto na sua casa quanto no seu bolso.
Dicas para montar uma máquina compacta
Uma dica importante é dimensionar bem os componentes na hora de montar uma máquina compacta. Aqui, qualquer detalhe pode acabar impossibilitando a montagem. No nosso caso, um suporte "no meio do caminho" por pouco não impediu o posicionamento da fonte. Nada que uma pequena adaptação não resolvesse.
Em casos mais sérios, o cooler pode não caber, ou a placa de vídeo pode ser comprida demais. Esse tipo de observação é sempre muito importante antes mesmo de você comprar as peças para não acabar tendo problemas mais tarde.
A montagem de máquinas mais compactas é uma tendência que cresce mais a cada dia, por isso você já tem ao seu dispor um grande número de gabinetes e componentes próprios para esses sistemas, como placas-mãe Mini-ITX, entre outros. Antes de comprar, sempre pesquise pelos modelos e veja se todas as peças atendem a suas necessidades.
Ao utilizar uma placa-mãe Mini-ITX, também é preciso estar ciente de que você só poderá utilizar um slot de expansão, no caso, para a placa de vídeo. SLI ou CrossFire são opções que não cabem nesse tipo de equipamento.
Agradecemos à equipe do TecLab e à TerabyteShop pela montagem dessa máquina.