Para tentar obter melhores resultados em 2017, a GoPro realizou um corte de 15% de seus funcionários e eliminou sua divisão de entretenimento. Além disso, após pouco mais de dois anos na companhia, o presidente Tony Bates deve deixar o cargo ainda em 2016.
A GoPro deve fechar o ano com uma receita de US$ 1,25 bilhões a US$ 1,3 bilhões, aproximadamente R$ 4,23 bilhões a R$ 4,4 bilhões, bem abaixo do que as estimativas indicavam
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essas medidas são reflexo dos péssimos resultados apresentados pela empresa no fechamento do terceiro trimestre de 2016. Segundo os documentos apresentados, a empresa atingiu “apenas” US$ 240,6 milhões, cerca de R$ 814 milhões, em vendas no período de julho, agosto e setembro desse ano, uma queda de 40% em relação ao mesmo período de 2015.
A GoPro deve fechar o ano com uma receita de US$ 1,25 bilhões a US$ 1,3 bilhões, aproximadamente R$ 4,23 bilhões a R$ 4,4 bilhões, bem abaixo do que as estimativas indicavam, de US$ 1,35 a US$ 1,5 bilhões, em torno de R$ 4,56 bilhões a R$ 5 bilhões. As ações da companhia também caíram muito: cerca de 20% após 35 minutos de congelamento que seguiram a divulgação dos resultados.
O que vai acontecer com a GoPro?
Crise?
O corte de 15% representa aproximadamente 200 funcionários da empresa. Executivos da GoPro afirmaram que a medida pretende diminuir custos de operação para garantir uma maior lucratividade. Ainda assim, não foi revelado onde esses cortes seriam feitos.
Porém, tudo indica um aumento de 33% nas vendas dos produtos da GoPro em seu próprio website no fim de semana entre a Black Friday e a Cyber Monday
Um dos maiores desafios da GoPro para expandir as vendas de seus produtos é aumentar o nicho de mercado de pessoas que consomem câmeras de ação. Com novos produtos, como o Karma, um drone com câmera acoplada, a empresa tenta recuperar um pouco do que foi perdido no terceiro trimestre. Porém, as vendas do quadricóptero foram prejudicadas por um recall devido a um defeito que desligava os dispositivos em pleno voo.
Porém, tudo indica um aumento de 33% nas vendas dos produtos da GoPro em seu próprio website no fim de semana entre a Black Friday e a Cyber Monday, ocorridos na semana passada. Isso pode ser um ótimo sinal de que o período de Natal e Ano Novo vai ser próspero para a companhia.
Fontes
Categorias