Assim como alguns sites desmontam dispositivos de cabo a rabo antes mesmo de eles chegarem ao mercado – geralmente para entender o funcionamento dos componentes ou descobrir recursos escondidos –, um pessoal também destrincha os arquivos de aplicativos mobile para conferir segredos entre as linhas de código. Verificando o APK da nova versão do Google Camera, a galera do Android Police acabou descobrindo que a Gigante das Buscas está preparando o terreno para introduzir uma funcionalidade adicional chamada Smart Burst.
A função costuma ser uma mão na roda na hora de capturar cenas em movimento ou fotografar um grupo grande de pessoas em uma festa, por exemplo – já que, aparentemente, ficar parado e olhar para o fotógrafo é uma tarefa quase impossível. Ainda assim, um botão ou modo dedicado a fazer cliques em sequência não é exatamente uma novidade, com o recurso marcando presença em câmeras nativas de diversas fabricantes de smartphones Android, nos aparelhos iOS ou mesmo em apps de terceiros nas lojas virtuais de cada plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Possível ícone usado para ativar o modo Smart Burst no Android.
Pensando nisso, qual seria o objetivo da Google ao trazer esse elemento para um produto que tem como atrativo o fato de ser um aplicativo simples e rápido? A resposta correta, muito provavelmente, é facilitar ainda mais a vida do consumidor que escolher esse programa para fazer suas imagens no dia a dia. De acordo com a análise do código do software, o diferencial do Smart Burst é exatamente o aspecto “inteligente” da tecnologia, que, a partir de uma série de filtros, determina as melhores fotos entre a leva capturada.
Ao que parece, a ferramenta vai analisar aspectos como número de rostos na cena, porcentagem de pessoas com os olhos abertos e nitidez visual antes de apresentar uma seleção considerada ideal. Levando-se em conta que a Google não anda brincando em serviço na hora de aperfeiçoar sua ferramenta de análise e processamentos de imagens – basta ver o trabalho fenomenal nas buscas do Google Photo –, a expectativa é que o futuro recurso do aplicativo de câmera seja bastante eficiente em seu trabalho.
Apesar de pistas sobre o funcionamento da função já estarem no APK, vai ser preciso esperar por novas atualizações para que o Smart Burst seja efetivamente integrado ao programa. Caso queira testar o Google Camera agora mesmo, sem problemas: basta clicar neste link para experimentar a versão 2.5 do app para Android, lançada na última quarta-feira (10).
Fontes