A Google é uma empresa que não para de crescer, inovar. Sempre na mídia - seja com novos lançamentos revolucionários ou envolvida em polêmicas devido a alguns de seus produtos -, a gigante nunca para, nem de aparecer, nem de investir.
O Google Docs é um produto dentre as dezenas oferecidos pela empresa - que faz frente aos seus concorrentes Microsoft Office e OpenOffice.org -, e é uma boa alternativa para os usuários.
O serviço da Google possui, além do editor de textos, um editor de planilhas eletrônicas, editor de apresentação de slides e ainda uma opção que é um grande diferencial para essa suíte, que é a ferramenta para criação de formulários (enquetes).
PDFs e DOCs
É muito ruim ter somente em formato PDF um determinado arquivo que precisa ser editado a qualquer custo. Todos que utilizam o computador com frequência já passaram por algo parecido. Pois a Google novamente parece surgir com a solução para nossos problemas. Isso porque quem usa o editor de texto da empresa já pode encontrar uma nova opção quando for fazer upload de algum arquivo.
Trata-se exatamente da conversão de textos e imagens que se encontram em PDF para o formato de documento de texto do Google Docs. A opção se encontra em uma checkbox, embaixo da antiga opção de converter os arquivos para formato Google Docs.
Como é o processo
Pois bem, como funciona este serviço? A conversão é feita baseada na tecnologia OCR, ou Optical Charater Recognition (Reconhecimento Ótico de Caracteres). É a mesma utilizada já há algum tempo para a maioria de programas que apresentam este serviço, a diferença fica na qualidade da conversão.
Apesar dos avanços e investimentos no desenvolvimento do OCR, percebe-se que o caminho para a perfeição ainda é longo. Isso porque o próprio serviço é recomendado para que seja utilizado somente com documentos em qualidade alta, fontes grandes e que se encontrem, preferencialmente, em inglês, francês, italiano, alemão ou espanhol. Mesmo obedecendo a essas dicas, muitos erros acontecem na conversão, e acabam-se perdendo mais ou menos dez por cento dos dados.
Porém, se forem comparados estes resultados com outros programas, nota-se uma grande diferença, a favor do novo serviço da Google. E com certeza podemos esperar melhoras, pois o recurso encontra-se em constante aperfeiçoamento. E quando se trata de tecnologia, o melhor sempre ainda está por vir!