(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)
A Google não cansa de encontrar formas de conectar o mundo todo na internet de forma simples e rápida. E uma das novas ideias para levar a web a todo o planeta chama-se Projeto Loon, que vai distribuir a conexão por meio de balões de ar quente que flutuarão a 20 km do solo.
Em um novo vídeo postado através da conta do projeto no YouTube, a Google explicou como essa ideia maluca vai funcionar.
Balões individuais podem ser movidos suavemente em seu lugar, indo para cima e para baixo para pegar correntes de ar, mas fazer com que todo o movimento dos objetos voadores trabalhe de forma sincronizada é muito mais difícil.
Bando de pássaros
Por isso, a empresa está trabalhando em simulações em que cada balão se comporta e “pensa” como um pássaro normal, como se fizessem parte de um bando de aves.
Segunda a empresa, os balões vão ter a capacidade de manter-se atentos uns aos outros, garantindo um espaço de distância uniforme entre seus vizinhos flutuantes.
Para o futuro, a Google também está testando uma solução muito mais complexa, em que cada balão não vai controlar apenas a si mesmo, mas também saberá exatamente o que cada outro balão está fazendo.
Categorias