(Fonte da imagem: Reprodução/Google)
Um problema comum que poucas pessoas pensam a respeito é o que fazer com as suas informações online quando você parar de utilizar a internet (mais provavelmente por conta de sua morte). Pensando nisso, o Google lançou hoje o Inactive Account Manager (Gerenciador de Contas Inativas), uma ferramenta para auxiliar as pessoas a planejarem o que fazer nesses casos.
Presente nas configurações da conta Google, a ferramenta permite que os usuários determinem um período entre três meses a um ano para o recurso entrar em ação. Se a sua conta permanecer inativa durante esse tempo, o Google irá então notificar um número de telefone ou endereço de email alternativo para tentar descobrir o que aconteceu.
Caso não haja resposta, a empresa permite que você selecione até dez contatos que irão receber um email personalizado e que podem, de acordo com a opção do usuário, ganhar acesso a todas as suas informações presentes em todos os serviços do Google. Por fim, o serviço ainda permite ao usuário decidir permitir que todos os seus traços de sua conta sejam deletados dos serviços da empresa uma vez que todos os contatos forem notificados.
Tudo isso foi detalhado pelo Google em uma publicação no blog da empresa. Até então, a companhia permitia que “representantes autorizados” de usuários falecidos entrassem em contato para tentar obter permissão da companhia para acessar dados do Gmail ou de alguma conta Google. Com a criação do Inactive Account Manager, a empresa permite que seus usuários criem o equivalente a um testamento digital capaz de facilitar bastante na hora de administrar os dados de falecidos.
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