menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Google Goggles: serviço móvel da Google permite a tradução de textos a partir de imagens

Com o Google Goggles será possível fazer traduções de textos com apenas uma câmera integrada ao telefone celular.

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

schedule26/02/2010, às 12:31

É extremamente difícil encontrar um usuário de internet que nunca tenha recorrido aos serviços de tradução online disponíveis. Encontrar músicas em outros idiomas e traduzir páginas inteiras ou mesmo alguns termos isolados são só algumas das funcionalidades que os tradutores online oferecem.

Um dos mais utilizados por milhões de usuários no mundo inteiro é o Google Translate, serviço de tradução integrado ao site de buscas e que oferece mais de 50 idiomas diferentes para que sejam feitas traduções de frases, palavras ou até mesmo de páginas da web inteiras.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Essa mesma Google, gigante do mundo da informática, demonstrou durante a Mobile World Congress, o maior evento de telecomunicações do mundo, o protótipo de seu novo serviço integrado ao Google Goggles.

O Goggles já pode ser usado (e utilizado em celulares que tenham o sistema operacional Android, a partir de sua versão 1.6) para localizar informações de vários locais ao redor do mundo a partir de fotos tiradas pelo celular. Podem ser usadas fotos de pontos turísticos, obras de arte e logomarcas.

O novo serviço integra os dois itens supracitados: o Goggles e os serviços de tradução. Ou seja: um tradutor portátil que trabalha com textos retirados a partir de imagens capturadas pelo próprio celular. Não entendeu? É bastante simples.

O portador de um celular equipado com o sistema operacional Android pode estar viajando para algum país cujo idioma local não está em seu leque de fluências. Ela encontra algum texto no idioma local e não consegue traduzi-lo, pode ser um cardápio ou qualquer outro texto encontrado.

Com o auxílio da câmera do aparelho celular, ela captura o texto como se fosse uma imagem, e em seguida o Goggles divide a imagem em camadas para conseguir identificar o texto com uma coisa única. O próximo passo realizado pelo aparelho é a tradução, a partir da base de dados anexada ao sistema.

Tradução simultânea

Por enquanto ainda não existe o mesmo número de idiomas disponíveis no Google Translator em sua versão para computadores. A versão protótipo do Goggles só consegue traduzir textos de alemão para a língua inglesa, mas isso deve começar a mudar assim que o serviço comece a ser utilizado efetivamente.

Dessa maneira, a Google revela seus objetivos de prosseguir nos rompimentos de barreiras. A empresa que já as quebrou antes,ao sofrer a metamorfose de motor de buscas para suíte de serviços online, inovou novamente ao sair dos computadores para chegar aos celulares e agora quebra barreiras ao permitir a interação entre telefone e ambiente.

O que você pensa sobre isso? Em quanto tempo será possível ter acesso ao serviço em qualquer idioma? Será que o tradutor portátil será realmente eficiente?