Comunicação total: 8 maneiras eficientes para se comunicar online

9 min de leitura
Imagem de: Comunicação total: 8 maneiras eficientes para se comunicar online

A necessidade de comunicação é uma função básica do ser humano. Desde a época dos homens do período pré-histórico, que já deixavam suas ideias e representações nas paredes das cavernas, passando pela utilização dos sistemas simbólicos (como o alfabeto que conhecemos), até as mais modernas teorias e tecnologias da comunicação, a premissa permanece a mesma:  comunicar uma determinada mensagem para outro indivíduo, grupo ou mesmo para o maior número possível de pessoas.

Se o modelo ideal de comunicação ainda permanece o mesmo (um emissor necessita de um meio para enviar uma mensagem a um receptor) o mesmo não se pode dizer das formas de realizar com sucesso esse processo.

A partir dos anos 90, com o crescimento do uso da internet e, cada vez mais, facilidades no acesso à comunicação, otimizar o tempo diante de tantas novidades passou a ser uma “ferramenta” tão importante quanto o conhecimento técnico em determinados programas.

Por isso, preparamos um especial com algumas ferramentas e serviços online indispensáveis para você ganhar tempo, comunicar de maneira eficiente e, de quebra, economizar uma boa grana no final do mês. Certamente, algumas delas você já conhece. Mas será que utiliza todo o seu potencial?

Email: a porta de entrada

Você tem uma nova mensagemDe todas as ferramentas existentes na internet, nenhuma é tão popular quanto o email. O serviço, diponibilizado por uma infinidade de provedores e servidores da web, foi a porta de entrada da maioria dos usuários, que viam na grande rede uma maneira de trocar informações de modo rápido e com baixo custo.

Hoje, praticamente todas as grandes empresas de comunicação na web oferecem algum tipo de serviço nesse sentido. Gmail (Google), Live Mail (Microsoft) e Yahoo Mail (Yahoo) são apenas alguns dos serviços que reúnem milhões de usuários em torno de suas ferramentas.

De tão popularizada, a ferramenta se tornou uma verdadeira praga. Pesquisa divulgada em maio deste ano pela McAfee aponta que 86% das mensagens de emails enviadas no mundo são spams (emails não solicitados ou indesejados). Como não se perder em meio à essa quantidade de mensagens?

Campeões de utilização, o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird são os dois programas clientes de email mais procurados pelos usuários. O primeiro é pago e vem junto com o pacote dos sistemas operacionais Windows, da Microsoft. O segundo é gratuito e pode ser baixado sem muitos segredos.

Embora os serviços online já disponham de diversas ferramentas para facilitar a sua vida – como integração com calendário, agenda, favoritos na web, entre outros serviços – ter a sua “caixa de emails” no desktop ainda é uma das opções mais seguras, práticas e eficientes para manter a vida online organizada.

O Thunderbird Mail, por exemplo, possui mecanismos próprios para filtrar spams diretamente do seu provedor de email.  Além disso, o programa conta ainda com opções anti-pishing, que alertam quando uma tentativa de golpe for identificada (como, por exemplo, links que o direcionam para destinos diferentes do que indicam).

A integração de ferramentas e serviços, que vem ganhando a cada dia novidades, parece ser o futuro próximo do correio eletrônico. No final de maio o Google anunciou em uma conferência para desenvolvedores o Wave, intitulando seu novo projeto, sem nenhuma modéstia, como o “email do futuro”.

A ideia da empresa é que, ao fazer login em sua conta, você possa não só ler e enviar emails, mas também editar textos, planilhas, compartilhar fotos e se integrar em dezenas de redes sociais existentes. Quem diria há alguns anos que aquelas simples mensagens chegariam tão longe assim?

Windows Live: integração e mensagens instantâneas

Um mundo de serviços ao seu alcanceBoa parte dessa nova integração anunciada para o futuro já existe. Um dos serviços essenciais que reúne diversas delas é o Windows Live. Conta de email, disco virtual, edição de vídeos, rede social, agenda e álbum de fotos são apenas algumas das opções que a Microsoft disponibiliza, gratuitamente, para os seus usuários.

Mas sua ferramenta mais bem-sucedida por aqui é, sem dúvida, o Windows Live Messenger. O comunicador instantâneo se tornou um serviço indispensável na atualidade, tanto na vida pessoal quanto no mundo corporativo.

Com ele é possível manter, em tempo real, conversas em texto, áudio e vídeo. Se usado corretamente, a ferramenta auxilia na produtividade (já que você não perde tempo escrevendo uma mensagem mais formal e aguardando pela resposta), gera economia (em muitos dos casos você faria uma tradicional ligação telefônica para passar sua mensagem) e poupa seu tempo (com o recurso de vídeo você pode, de certa forma, estar em diversos lugares ao mesmo tempo, sem precisar sair da frente do seu PC).

Mas, como tudo na vida, o Messenger deve ser usado com moderação.  Nada de usar para conversar com seus amigos a torto e a direito no horário do seu trabalho ou deixar de sair de casa só para falar com seu contatos online. Lembre-se: o programa existe para facilitar a sua vida e não para ser uma válvula de escape para uma nova realidade.

Skype: o seu PC virou um telefone

Seu PC está tocando...Embora a principal função do Skype seja bastante similar ao funcionamento do Windows Live Messenger, com mensagens instantâneas de texto, áudio e vídeo, o programa foi um dos pioneiros na função e ficou famoso por incomodar a vida de muitas operadoras de telefonia com a possibilidade do usuário fazer ligações, gratuitas, utilizando o sistema VoIP.

Sua interface, mais simples e objetiva para o usuário, ainda faz com que o programa seja o mensageiro predileto de milhares de internautas. Além disso, ao longo dos anos, foram lançadas diversas extensões e plugins que acrescentaram novas funções ao programa, como gravação de chamadas em aúdio, secretária eletrônica e até mesmo aprendizado de idiomas.

Ou seja, se você procura eficiência ao invés de convergência, o Skype é um programa de instalação obrigatória no seu PC.

($paginacao$)

Google: resposta para (quase) todas as suas perguntas

O todo poderoso Google deu as caras no mundo virtual como o mais eficiente buscador da internet. Numa época em que havia ainda poucas páginas a serem buscadas e o conteúdo na rede era limitado, sua eficiência chamou atenção.

A internet cresceu e, com ela, cresceu o Google. Cresceu tanto a ponto de estar hoje quase que onipresente no dia a dia dos usuários – do mais leigo àquele com conhecimentos mais avançados.

O que você procura?Hoje o velho buscador conta com dezenas de ferramentas integradas e gratuitas que podem ser acessadas a partir da criação de uma conta de email no Gmail, seu programa de correio eletrônico.

Edição de documentos eletrônicos (Google Docs), gerenciador de publicidade (Google AdSense), estatísticas de acesso em sites (Google Analycts), blog (Blogger), rede social (Orkut), mensageiro instantâneo (Google Talk) e navegador (Google Chrome) são apenas algumas das funções oferecidas pela empresa.

Para breve, o Google promete uma integração ainda mais ampla, com o seu projeto Wave. Em outras palavras: hoje, tendo uma conta no Gmail, um usuário comum pode fazer quase tudo que deseja na web, apenas usando serviços da empresa o que, definitivamente, não é pouca coisa.


Twitter: para bons entendedores, 140 caracteres bastam

O que você está fazendo?Responda em 140 caracteres: o que você está fazendo? A pergunta pode ser boba e até mesmo sem sentido, mas por trás dela existe o mais recente fenômeno que invadiu a internet. Trata-se do Twitter, um serviço de micro blogging que permite ao usuário compartilhar com os seus seguidores (followers) notícias, informações e trivialidades.

De quais maneiras o Twitter pode ser útil: várias. Empresas, sites e blogueiros têm usado a ferramenta para divulgar links de suas páginas na web. Além disso, campanhas publicitárias inteiras já foram desenvolvidas, pensando apenas neste tipo de público.

Para quem procura dados estatísticos é outra opção interessante. Além de funcionar como um termômetro do que está rolando na web (e você pode acompanhar isso através da função trending topics), é possível lançar uma pergunta para os usuários. Dependendo da sua popularidade, é só aguardar as respostas.

A instantaneidade da ferramenta é outro ponto positivo. As notícias circulam entre os usuários com tamanha velocidade que é comum você ficar sabendo de alguma coisa antes mesmo de sites, emissoras de rádio e televisão levarem a informação até o seu público.

YouTube: caiu na rede é hype

No YouTube você está à frente da seleção de imagensUm estudo publicado pela Deloitte intitulado “O Futuro da Mídia”, divulgado em março deste ano, apontou que os brasileiros ficam, em média, três vezes mais tempo conectados na internet do que assistindo à televisão. Segundo a pesquisa os entrevistados passam média 32,5 horas navegando e apenas 9,8 horas na frente da TV.

Um dos responsáveis pela migração desse público para o computador é o YouTube, também do Google. No site os usuários podem enviar as suas próprias criações e também assistir a alguns dos milhares de vídeos disponibilizados na rede.

Os vídeos, que antes se tornavam populares apenas após serem exibidos na telinha da TV, passaram a chegar primeiro ao usuário pelas páginas do YouTube (além de outros serviços de hospedagem e exibição de vídeos).

O vídeo da cantora britânica Susan Boyle, por exemplo,  famosa por sua aparição triunfante no programa  de calouros Britain’s Got Talent, em menos de dois meses foi visto por mais de 65 milhões de pessoas.

Mais do que antecipar tendências, o YouTube se tornou a tendência. Em outras palavras: se o seu objetivo é maior visibilidade, fique de olho no site. Quem sabe o seu vídeo não se torna o próximo webhit da rede.

Redes sociais: diga-me com quem andas e te direi quem és

Você consegue se destacar em meio aos seus contatos?Talvez antes do advento da internet você nunca tenha imaginado o quão longe o seu círculo de amigos e contatos poderia chegar. Sites de relacionamento como Orkut, Facebook, Friendster não só viraram febre pela diversão, como também passaram a ser ferramenta decisiva na hora de mostrar um pouco mais quem você é.

Nas redes sociais é possível encontrar usuários, de qualquer canto do planeta, com gostos e afinidades como as suas. Um programador com uma dúvida em um código em PHP pode facilmente encontrar a resposta, perguntando para um outro usuário, que também tenha conhecimento do assunto, apenas localizando um grupo específico dentro de uma vasta rede.

É justamente no compartilhamento de conhecimentos e experiências que reside o sucesso dessas redes. A possibilidade de se mostrar, de forma cada vez mais personalizada e idealizada para os outros também. Mas não há dúvidas que você pode utilizar isso a seu favor.

Existem comunidades úteis, específicas para quem está procurando emprego, dicas para o casamento ou quer ajudar uma ONG, por exemplo. Até mesmo para quem compartilha a opinião trivial de que “deve ser chato ser uma árvore” existe espaço. Tudo depende do bom uso que você fizer da sua rede de contatos.

Blogs: o seu novo cartão de visita

Faça o mundo ouvir a sua vozMesmo com toda essa vasta gama de ferramentas, pode ser que você ainda não tenha encontrado o espaço ideal para se expressar. Então que tal criar o seu próprio espaço? Assim surgiram os blogs.

Mais do que meros concorrentes dos sites de conteúdo, os blogs vieram facilitar a vida de usuários leigos – ou menos familiarizados com design e programação web – mas que nem por isso tinham menos conteúdo ou informações para mostrar.

Serviços como o Blogger e o Wordpress são as maiores referências nesse quesito. Por meio deles, e com o auxílio das centenas de plugins e extensões lançadas para embelezar, automatizar e facilitar a vida de quem publica conteúdo e de quem interage com ele, a experiência do usuário de estar presente no mundo virtual se tornou realidade e, em algumas áreas, pré-requisito.

Experimente perguntar para um designer ou publicitário se o seu portfolio está online ou não. Pode estar certo de que, quem não está presente no mundo virtual, já sai com um ponto negativo. Resumindo: o que você está esperando para criar o seu blog?

Bem vindo ao mundo virtual.




Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.