A prata da casa não é tão lucrativa quando o esperado. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)
A pergunta parece fácil: quem gera mais dinheiro para a Google, o Android (sistema operacional próprio) ou o iOS (plataforma da concorrência)? A resposta, segundo o analista Horace Dediu, é que o lucro é muito maior vindo do produto da Apple.
A explicação vem de contas feitas pelo consultor, que afirma que o lucro gerado pelo Android entre 2008 e 2011 foi de US$ 544 milhões. Já o iOS, que paga à Google para utilizar o sistema de pesquisa e publicidade no sistema operacional, entregaria US$ 1 bilhão por muito menos trabalho.
De acordo com Dediu, a receita do Android é alta, porém muito menor do que a meta estabelecida pela Google na época do lançamento: a previsão era de até US$ 3 bilhões por ano. A empresa até indicou um valor próximo (US$ 2,5 bilhões) como ganhos em dispositivos móveis, mas isso inclui também o uso de aplicativos da empresa em aparelhos BlackBerry, Windows Phone e, claro, no tão lucrativo iOS.
Categorias