Na Equinix, apenas alguns servidores do Google não permanecem em total escuridão. (Fonte da imagem: Reprodução/Wired)
Que a Google — tal qual outras grandes empresas — tem muitos segredos a esconder ninguém duvida. Mas você faz ideia de todo o esforço empregado pela empresa de Mountain View para que suas soluções fiquem longe do alcance de bisbilhoteiros industriais?
Para evitar roubo de informações, os servidores da Google localizados no Vale do Silício estão não somente sob forte esquema de segurança, mas também em quase total escuridão. Os funcionários que precisam trabalhar com eles recorrem a indumentárias semelhantes às de mineiros, com capacetes com lanterna, para se guiar pelos corredores e salas.
Quem traz à tona um pouco dessa realidade é uma reportagem da revista Wired sobre os servidores da Google alocados na Equinix, uma das mais famosas companhias de arrendamento de servidores e instalações para serviços do gênero.
Além de manter dados armazenados em locais escuros, a Google trata de criar seus próprios equipamentos de rede e armazenamento, talvez para evitar plugs desconhecidos sendo ligados aos seus servidores. O próximo passo é a construção de data centers próprios.
Escuridão total
Segundo Chris Sharp, representante da Equinix, a gigante da web não se contenta apenas com a escuridão das gaiolas em que se encontram os seus servidores. Quando novos aparelhos foram levados pela Google ao local, foi solicitado que eles permanecessem sem nenhuma luz. “Tínhamos que desligar todas as luzes do teto também, e os caras colocavam os capacetes com luzes que você vê em mineiros”, relata.
Apesar de boa parte das operações da Google ser realizada em completo sigilo, Sharp revela que a empresa tem “se soltado” nos últimos anos. Em 2009, uma janela foi aberta pela companhia em um data center construído pela própria Google dentro da Equinix. O objetivo da fenda era ventilar as novas instalações.
Categorias