Integrar todas as possibilidades da internet e dos mecanismos de busca com a programação de televisão em um único lugar. Essa é a proposta ousada do Google TV, mais novo produto da gigante da internet e que deve balançar o mercado no seu lançamento no próximo ano.
Durante a IFA 2010, Feira de Eletrônicos que está sendo realizada na Alemanha, Brittany Bohnet, gerente de produtos da empresa foi taxativo ao afirmar que o futuro da televisão está diretamente ligado à internet. “Hoje em dia você não compra um computador sem navegador. Com a televisão ocorrerá o mesmo.”
Um dos aspectos que mais chamou a atenção do público durante a apresentação do produto foi a possibilidade de dividir a tela entre o sistema de buscas e a programação de TV. Assim, o espectador pode fazer as suas pesquisas sem deixar de ver o que está passando no canal a que está assistindo.
O sistema apresentado ao público foi exibido rodando sobre um modelo de TV da Sony. O set-top Box do Google TV já sairá de fábrica embutido em alguns aparelhos de TV e também será vendido separadamente, representando uma alternativa de acesso para quem possui os atuais modelos de televisores.
Todas as possibilidades da internet estão presentes. É possível acessar a programação por meio de um teclado sem fio e serviços como o Flickr, LastFM além de jogos como o Farmville. O sistema multitarefa funcionará como uma espécie de picture-in-picture existente nos modelos atuais de TV.
O diferencial é que, ao invés de visualizar outra emissora no canto da tela, será possível acessar redes sociais ou qualquer outro conteúdo de interesse do usuário. Os primeiros aparelhos com Google TV chegam ainda em 2010 nos Estados Unidos e na Europa.
Categorias