(Fonte da imagem: Divulgação/Google)
O Google Translate não é um serviço infalível para passar um texto de um idioma para outros, mas o cientista alemão Franz Joseph Och, chefe desse departamento na empresa, sonha muito mais alto. Em uma entrevista ao jornal Spiegel, Och revelou seu maior objetivo profissional: construir um tradutor universal perfeito, uma máquina tão rápida que a tradução "quebraria as barreiras das linguagens", enquanto o processo passaria quase despercebido pelo usuário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Objetos assim já existem na ficção, na forma de um tradutor universal e automático na franquia Star Trek, e por um peixe alienígena (o babelfish, ou "peixe-babel", na versão em português) de "O Guia do Mochileiro das Galáxias".
Atualmente, o Google Translate suporta tradução em tempo real de 71 idiomas, incluindo textos, áudios e imagens. A maior esperança de Och está no aplicativo para smartphone, que ainda é lento e pouco prático, mas que pode ser a ferramenta ideal para conversações em qualquer idioma daqui a alguns anos – algo que o SIGMO, mostrado aqui no Tecmundo recentemente, também promete.
A ferramenta pode até se tornar paga no futuro, alerta Och, mas o pesquisador quer fazer com que o preço valha a pena, já que a tradução imediata possibilita a criação de muitos outros serviços e tecnologias.
Fontes
Categorias