Google está investigando as causas do problema. (Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge)
Usuários do Google Talk reportaram na madrugada desta quinta-feira (26) um problema nos serviços da extensão: parece que mensagens têm sido enviadas a destinatários errados. Isto é, mesmo com a janela de um determinado contato aberta, o texto digitado no chat pode chegar a uma pessoa diferente. Mas quem, afinal, está sujeito a essas surpresas? Ainda conforme informam vários dos clientes da Google, contas que migraram para o aplicativo Google Hangout podem receber as tais mensagens indesejadas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Via Twitter e também por meio do fórum da própria Google, diversas postagens têm sido feitas. E parece, ainda, que além do estabelecimento indevido entre conversas de usuários do Google Talk e Google Hangout, mensagens múltiplas têm sido enviadas e recebidas. Significa que várias pessoas desconhecidas podem ser alvo de um texto privado – o que traz à tona uma séria e tensa questão à Google: até que ponto a privacidade dos usuários é protegida?
Ainda não se sabe a causa exata desse bug, mas especula-se que tudo se deve à ativação de novas contas (ou à migração de determinados cadastros) no aplicativo Google Hangout. Você notou este mesmo problema? Se sim, execute os seguintes procedimentos e tente, assim, solucionar esse bug aparentemente temporário:
- Limpe os registros de cache e de cookies dos seus navegadores;
- Desabilite as extensões instaladas, mantendo apenas o Google Talk em funcionamento; e
- Atualize a extensão manualmente (veja mais aqui e aqui).
E vale novamente dizer: parece que este problema tem afetado contas cadastradas sob os serviços de Google Talk que não migraram, eventualmente, ao Google Hangout. Neste momento, a Google está “investigando os relatórios acerca do bug”. Fique ligado em nossas atualizações e acompanhe o desfecho desta inconveniente notícia.
Fontes